desastres

Após chuvas no Rio de Janeiro, Lula oferece recursos federais; Bolsonaro critica ausência do presidente

Chuvas no Rio de Janeiro neste domingo (14) causaram desastres na cidade. O presidente Lula prometeu recursos federais para ajudar na contenção de danos

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 15/01/2024 às 9:11 | Atualizado em 15/01/2024 às 9:27
X

Depois de intensas chuvas atingirem o Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou neste domingo (14) que conversou por telefone com o presidente Lula (PT), que indicou a disponibilidade de recursos federais para auxiliar a prefeitura.

Ainda no domingo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou Lula, questionando o que o atual presidente estava fazendo para ajudar o Rio de Janeiro após as chuvas.

Desde sábado (13), as chuvas têm causado transtornos na cidade, resultando na perda de mais de dez vidas e deixando dois desaparecidos.

LULA LIBERA RECURSOS FEDERAIS PARA COMBATE A DESASTRES CAUSADOS PELAS CHUVAS NO RJ

Eduardo Paes informou que Lula entrou em contato para discutir os estragos provocados pelas chuvas no Rio de Janeiro. O prefeito afirmou que Luiz Inácio garantiu recursos federais para atender às necessidades da prefeitura.

Paes também apresentou a Lula os projetos de recuperação da bacia do Rio Acari, que transbordou no domingo. A Presidência da República informou que Lula também conversou com o prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro (Republicanos).

O Planalto indicou que, nesta segunda-feira (15), os ministros Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) acompanharão os trabalhos de assistência e infraestrutura na cidade.

 

Góes afirmou que o Governo Federal contribuirá com a compra de alimentos e água potável, além de auxiliar na assistência humanitária e na recuperação de serviços estruturais prejudicados pelas chuvas. O ministro assegurou que "não faltarão recursos federais para atender à cidade do Rio de Janeiro, conforme determinação do presidente Lula para qualquer desastre no país".

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Lula: 'não há perdão' para autores de ataques do 8 de janeiro de 2023 em Brasília

CHUVAS NO RIO DE JANEIRO: BOLSONARO CRITICA AUSÊNCIA DE LULA NA CIDADE APÓS DESASTRES

Diante do caso das chuvas no Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro utilizou o evento para criticar Lula. Bolsonaro alfinetou Luiz Inácio por não visitar a cidade afetada após os desastres.

Em uma publicação nos stories do Instagram, Bolsonaro questionou: "Por onde anda o Lula, braço do Eduardo Paes, para ajudar o Rio de Janeiro nestas enchentes causadas pelas chuvas das últimas horas? Ah, ele está viajando pelo comum com o seu par, assim como ocorrido no Rio Grande do Sul".

O ex-presidente se referiu ao caso do ciclone que afetou o RS, quando Lula estava na Índia para uma reunião do G20 e enviou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) ao local.

Apesar de ter passado mais de dois meses em viagens internacionais, Lula não está fora do país neste momento, encontrando-se em Brasília após retornar de São Paulo no sábado. Hoje o presidente receberá no Palácio do Planalto o líder do Paraguai. 

Tags

Autor