bolsonaro

Revelado video de Bolsonaro mandando aliados criarem fake news para barrar vitória Lula nas eleições

Bolsonaro pede para que primeiro escalão se mobilize para questionar as eleições, chama Lula de "satanás" e indica que entrada das Forças Armadas no TSE foi um erro do tribunal

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 09/02/2024 às 9:39
X

O vídeo utilizado como base pela Polícia Federal para deflagrar a Operação Tempus Veritatis (hora da verdade, em latim) foi revelado nesta sexta-feira (09) pela coluna de Bela Megale, no Globo. O material mostra uma reunião de 5 de julho de 2022 entre o então presidente Jair Bolsonaro (PL) e parte de sua equipe no Palácio do Planalto. 

O conteúdo, mostrado com exclusividade pelo Globo, apresenta o ex-presidente Jair Bolsonaro em estado de exaltação. Em dado momento do vídeo, o ex-presidente chega a chamar Lula de "satanás" e pressiona seu primeiro escalão a se mobilizar para questionar a legitimidade das eleições.

De acordo com a PF, o material "revela o arranjo de dinâmica golpista no âmbito da alta cúpula do governo" de Jair Bolsonaro. 

BOLSONARO QUERIA QUE ELEIÇÕES FOSSEM QUESTIONADAS

Bolsonaro pressionava sua equipe para conseguir que a Comissão de Transparência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitisse uma nota conjunta, também assinada pela OAB, afirmando que "a lisura das eleições são (sic) simplesmente impossíveis de ser (sic) atingidas". O conteúdo sugere o desejo de Bolsonaro de adiar as eleições.

Jair Bolsonaro também levantava, sem apresentar provas, a possibilidade de fraude nas eleições de 2022 e argumentava que era necessário agir antecipadamente, já que uma reação após a disputa com Lula resultaria em "um caos no Brasil, uma grande guerrilha, uma fogueira no Brasil".

Também no contexto de fraude, Bolsonaro declarou que "Alguém tem dúvida que a esquerda, como está indo, vai ganhar as eleições? Não adianta eu ter 80% dos votos. Eles vão ganhar as eleições".

Em um momento de maior exasperação do vídeo, Jair Bolsonaro joga os óculos e declara que "o que está em jogo é o bem maior que nós temos e contamos aqui na terra, que é a p* da liberdade [...] vamos ter que reagir".

Confira os vídeos da reunião:

 

 

BOLSONARO AFIRMA EM VÍDEO QUE TSE ERROU EM INSERIR EXÉRCITO "ESQUECERAM QUE SOU O CHEFE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS?"

Ainda no vídeo, Jair Bolsonaro alega que a entrada das Forças Armadas no Comitê de Transparência Eleitoral do TSE foi um equívoco do Tribunal, mas que "foi excelente" para o seu lado.

Ao destacar a vantagem de ter o Exército nesse setor, Bolsonaro questiona "Eles se esqueceram que sou o chefe supremo das Forças Armadas?".

 

Tags

Autor