posse no stf

Flávio Dino toma posse no STF nesta quinta (22); veja detalhes de cerimônia

Saiba mais sobre posse de Flávio Dino no STF, cerimônia ocorre nesta quinta (22)

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 22/02/2024 às 9:05
X

Nesta quinta-feira (22), Flávio Dino assume o cargo no Supremo Tribunal Federal (STF). Anteriormente ministro da Justiça durante o governo Lula (PT), Dino foi indicado pelo presidente e aprovado em votação no Plenário do Senado Federal.

A cerimônia de posse de Dino no STF terá cerca de 800 convidados e conta com a presença esperada do presidente Lula, além do novo ministro da Justiça e ex-STF, Ricardo Lewandowski. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também foram convidados para cerimônia. 

FLÁVIO DINO TOMA POSSE NO STF

A posse de Flávio Dino começa hoje às 16h, com previsão para durar apenas 30 minutos.

Além de representantes políticos, também foram convidados a participar da posse de Flávio no STF representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Procuradoria-Geral da República (PGR). 

Na quarta-feira (21), a estrutura pela qual as autoridades irão passar antes da posse de Flávio Dino no STF já foi montada.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

A posse se inicia com a abertura da sessão pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso. Após a execução do Hino Nacional, o ministro mais velho e o mais novo na Corte, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin, respectivamente, conduzem Dino até o plenário.

A posse encerra com o juramento de Flávio Dino e a assinatura do termo de posse. Depois da cerimônia, às 19h, Dino participa de uma missa na Catedral de Brasília, recusando a tradicional festa patrocinada pelas associações de juízes.

 "Conseguimos colocar na Suprema Corte desse país um ministro comunista", diz Lula sobre Dino

Tags

Autor