CIÊNCIA

Cientistas consideram buraco negro o objeto mais luminoso já detectado no Universo

Buraco negro é detectado pelos cientistas e considerado o mais luminoso do Universo

Cadastrado por

Amanda Marques

Publicado em 24/02/2024 às 5:00
Para astrônomos, essa recém-descoberta fonte de poeira cósmica e de gás pode lançar novas luzes sobre a forma como os buracos negros incidem em sua galáxia - Foto: NASA/JPL-Caltech

J0529-4351 é o objeto mais luminoso já detectado pelos cientistas, que foi avistado a partir do telescópio VLT (Very Large Telescope) no Chile. O buraco negro não é uma novidade, uma vez que já foi descoberto, mas, agora, seu "brilho" é reconhecido.

BURACO NEGRO É O OBJETO MAIS LUMINOSO 

Um artigo publicado na revista científica Nature Astronomy, os pequisadores afirmaram que o buraco negro consome uma quantidade de massa equivalende a um Sol todos os dias.

Apesar de ser registrado há muito tempo, o J0529-4351 foi reconhecido recentemente. 

"É uma surpresa que tenha permanecido desconhecio até hoje, quando já conhecemos cerca de um milhão de quasares (galácias com um núcleo muito ativo e energético) menos impressionantes. Ele estava literalmente bem debaixo do nosso nariz até agora.", afirmou Christopher Oken, um dos astrônomos que trabalhou nas observações do VLT. 

O buraco negro situado no núcleo dessa galáxia atrai matéria em sua direção a uma velocidade extraordinária.

Conforme essa matéria é acelerada ao redor do buraco negro, ela se desintegra e libera uma quantidade imensa de luz, tão intensa que até mesmo um objeto tão distante quanto o J0529-4351 ainda é discernível para nós.

*Com informações do G1.

Tags

Autor

Veja também

Webstories