ciência

NASA divulga imagem inédita do universo capturada por telescópio espacial; veja

Foto mostra as primeiras galáxias formadas pouco depois do Big Bang e apresenta objetos que nunca haviam sido observados

Gabriela Luna
Publicado em 12/07/2022 às 7:41
CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP
Imagem do universo capturada pelo telescópio James Webb foi divulgada nesta segunda (11) - FOTO: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

A Nasa (agência espacial norte-americana) informou, nessa segunda-feira (11), que o telescópio espacial James Webb revelou "a imagem infravermelha mais profunda e nítida do universo primordial" jamais feita. O telescópio é considerado o mais poderoso já colocado em órbita.

Repleta de pontos de luz de vários tamanhos, a imagem mostra as primeiras galáxias formadas pouco depois do Big Bang e apresenta objetos de pouca luminosidade que nunca haviam sido observados, olhando para mais de 13 bilhões de anos atrás.

..

HANDOUT / NASA / AFP
Imagem do universo feita pelo telescópio James Webb - HANDOUT / NASA / AFP

Nesta terça-feira, a Nasa revelará outras imagens em um evento muito esperado pelos entusiastas do espaço. Está prevista a apresentação de duas gigantescas nuvens de poeira e gás onde nascem as estrelas -: a de Carina e a do Anel do Sul. Outro alvo é o Quinteto de Stephan, um grupo de galáxias que interagem entre si.

O Webb também fez uma análise de luz que revela informações detalhadas de um enorme planeta gasoso chamado WASP-96 b, descoberto em 2014. A cerca de 1.150 anos-luz da Terra, o planeta tem aproximadamente metade da massa de Júpiter e gira ao redor de sua estrela em apenas 3,4 dias.

Lançado em dezembro de 2021 da Guiana Francesa, sobre um foguete Ariane 5, o telescópio James Webb orbita o Sol a uma distância de 1,6 milhão de quilômetros da Terra, em uma região do espaço conhecida como o segundo ponto de Lagrange.

* da AFP