Os números finais do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023 foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (01), revelando um crescimento de 2,9%.
PIB 2023 DO BRASIL CRESCEU 2,9%
O relatório indica uma distinção marcante entre os dois semestres do ano. Apesar da média anual de 2,9%, próximo ao registrado em 2022, ainda na gestão Bolsonaro (PL), a economia apresentou variações significativas ao longo do período.
No primeiro semestre de 2023, houve um crescimento impulsionado pela produção recorde na agropecuária, que encerrou o ano com um crescimento de 15,1%.
Por outro lado, o segundo semestre do PIB foi caracterizado pela tentativa de sustentação por parte do setor de serviços, que buscou resistir à desaceleração do crescimento econômico devido à elevada taxa de juros, registrando um aumento de 2,4%.
- Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.
As exportações aumentaram 9,1%, enquanto as importações caíram 1,2%. O consumo das famílias apresentou um crescimento de 3,1%, sugerindo um aumento no uso da produção interna, embora os investimentos tenham diminuído em 3%.
Este foi o primeiro PIB divulgado durante a terceira gestão de Lula (PT) no Governo Federal.