depoimento

Bolsonaro mostrou 2 minutas de golpe e tinha "firme propósito" em executá-las, diz militares à PF

Freire Gomes apresentou para PF que Bolsonaro mostrou 2 minutas golpistas, militares apontam que Bolsonaro tinha forte impéto de implementar texto

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 05/03/2024 às 9:34
X

Em depoimento para Polícia Federal, o ex-comandante do Exército, general Marco Antonio Freire Gomes, afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) o mostrou duas minutas de golpe.

Outro militar apontou que Bolsonaro tinha foco em implementar o conteúdo presente nos rascunhos de documento. 

Previamente, Freire Gomes já havia sido apontado pela PF como uma peça-chave para revelações sobre o suposto plano golpista.

MILITARES COLOCAM BOLSONARO EM PLANO DE GOLPE

As informações, oriundas da coluna de Miriam Leitão no Globo, destacam que os depoimentos dos comandantes do Exército, particularmente do ex-chefe do Exército, general Freire Gomes, colocam Bolsonaro diretamente na suposta tentativa de golpe.

Carlos de Almeida Batista Jr., ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), corroborou as declarações de Freire Gomes, que também coincidem com o conteúdo encontrado no gabinete de Bolsonaro no PL.

Freire Gomes foi explícito ao mencionar que Bolsonaro mesmo apresentou o esboço do documento a ele e ao general Estevam Theophilo, comandante do Comando de Operações Terrestres.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Durante o depoimento, Theophilo afirmou que Bolsonaro exibiu o rascunho do documento e demonstrou "firme propósito de implementar o que estava escrito".

A avaliação comum entre os agentes da Polícia é que Freire Gomes desempenhou um papel crucial ao evitar uma tentativa de golpe, ao se recusar a participar de discussões sobre o assunto.

No entanto, o ex-comandante do Exército enfrenta críticas por não ter removido os acampamentos bolsonaristas do Exército, nem denunciado os planos anteriormente.

PF toma atitude após ato de BOLSONARO

Tags

Autor