Dados da Câmara dos Deputados apontam que mulheres parlamentares contabilizaram 41% de todas as propostas apresentadas no plenário em 2023.
O volume é intenso quando se considera que apenas 18% dos membros da Câmara dos Deputados são mulheres. No total de 513 políticos, apenas 91 são deputadas.
DEPUTADAS SÃO MINORIA, MAS FAZEM QUASE METADE DO TRABALHO NA CÂMARA
Os dados apresentados pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados demonstra que dos 182 relatórios aprovados no plenário, 76 foram feitos por mulheres.
Dentro desse número, quase a metade (48%) foi de temas diretamente ligados com pautas para mulheres, com 37 projetos sobre essas temáticas.
Fora desse aspecto, a maior parte dos demais projetos é vinculado com questões de cuidado, como proteção de crianças e adolescentes (com 12 relatórios), saúde e inclusão social (juntos formaram 13 projetos).
- Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.
A composição de mulheres na Casa do Povo é de minoria na maior parte dos relatórios de temas gerais, como questões econômicas e administração pública. Apenas 14 projetos feitos por deputadas foram de temas gerais.