encontro

Junto ao Papa Francisco, ministra dos Povos Originários abre evento no Vaticano

Ministra Sonia Guajajara se encontra com o Papa Francisco no Vaticano durante encontro no qual política apresentou

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 15/03/2024 às 9:11
Notícia
X

A ministra dos Povos Originários do governo Lula (PT), Sonia Guajajara (PSOL), abriu um evento nesta quinta-feira (14) no Vaticano.

SONIA GUAJAJARA ENCONTRA PAPA EM EVENTO NO VATICANO

Com a participação do Papa Francisco, o evento foi promovido pela Academia Pontifícia de Ciências e de Ciências Sociais para falar sobre a contribuição do conhecimento indígena na busca de soluções para as crises ambientais e humanitárias no mundo. 

"Quando tomei posse como a primeira ministra dos Povos Indígenas do Brasil, o lema do meu discurso foi: Nunca Mais um Brasil sem nós. Estamos aqui, com o apoio do Vaticano, para reforçar que o mundo precisa dos conhecimentos tradicionais indígenas. O mundo precisa do modo de vida indígena, de sua espiritualidade e de sua relação com a natureza, como condição necessária para a proteção da biodiversidade", declarou Sonia sobre o evento. 

A ministra do governo Lula ressaltou o conhecimento indígena na proteção da biodiversidade ao declarar que "não é coincidência que 80% da biodiversidade protegida no mundo está em territórios indígenas. É porque sabemos como fazer esta proteção". 

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Sonia também ressaltou que, apesar de atuarem na proteção ambiental, as populações indígenas são as mais afetadas pelas mudanças climáticas. 

No evento, o Papa Francisco falou sobre a importância do encontro para comunidade global ao passar uma mensagem de reconhecimento e respeito à diversidade.

Sobre isso, Sonia declarou "Nossas culturas, nossa espiritualidade, sejam elas católicas, indígenas e tantas outras, são culturas de paz, que querem a harmonia do ser humano com a natureza, ao invés da ganância e da expropriação dos territórios". 

Tags

Autor