Michelle Bolsonaro (PL) afirmou que Flávio Dino foi o responsável por dar o nome à Operação Lucas 12:2, que investiga alegados desvio, venda e recompra irregular de joias recebidas pela Presidência da República.
Dino atuou como ministro da Justiça e Segurança Pública no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) até ser nomeado e confirmado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), onde assumiu em fevereiro de 2024.
Durante um evento do PL em Maceió (AL) no último sábado (06/04), Michelle expressou que Dino fez "chacota" de sua fé.
“E muito cuidado com os versículos que vocês trazem à existência. Assim como o Flávio Dino colocou, homenageou a operação das joias com Lucas 12:2, querendo fazer chacota com a minha fé”, disse a ex-primeira-dama.
Nome das Operações da PF
As corporações policiais frequentemente nomeiam suas operações, explicando usualmente a razão por trás da escolha do nome.
A Operação 12:2 investiga alegado desvio de um conjunto de itens, incluindo um kit de ouro branco contendo joias como anel, abotoaduras, um rosário islâmico e um relógio Rolex, recebido do governo da Arábia Saudita em outubro de 2019.
Além de outro conjunto de itens masculinos em ouro rosé da marca Chopard, também presente dos sauditas, em outubro de 2021; e ainda um relógio Patek Philippe e esculturas recebidos do governo do Bahrein em novembro de 2021.
Em agosto de 2023, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Michelle tiveram seus sigilos bancário e fiscal quebrados no decorrer das investigações.