O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), reconheceu que errou ao se referir ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, como "incompetente". A declaração foi dada no programa Conversa com Bial, na noite da última terça-feira (22).
Lira, contudo, reiterou sua percepção de que a articulação do governo com o Congresso 'não funciona'.
"Tenho erros e acertos, não tenho problema de reconhecer o erro quando o faço. Já vinha apontando reservadamente ao governo, e ele sabe disso, que há alguns meses não funciona a articulação do governo", disse o presidente da Câmara.
"Se você prestar a atenção, há um esforço muito grande da presidência da Casa, do líder do governo na Câmara, de convergir as matérias para que cheguem muito maduras no plenário da Câmara", completou.
"Desafeto pessoal"
O apresentador Pedro Bial também questionou se houve alguma ação do ministro Padilha que tenha desagradado Lira a ponto de ser considerado um "desafeto pessoal". O deputado confirmou.
"Fez várias. Mas a gente vai tratar isso com muito cuidado, muita cautela", disse, acrescentando que não vem retaliando o governo.
"Qual pauta-bomba foi plantada? Qual instabilidade para um governo ou para outro? Não há nenhum governo desde que eu cheguei à Câmara que tenha tido melhores condições para governar o país do que as dadas por nós. O presidente Lula teve um ano de 2023 espetacular por tudo o que o Congresso fez, especialmente a Câmara dos Deputados", declarou o parlamentar.