8 de janeiro

Bolsonaristas condenados por 8 de janeiro fogem após quebrarem tornozeleiras

Reportagem mostra que ao menos dez bolsonaristas condenados ou investigados por atos no 8 de janeiro fugiram do país

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 14/05/2024 às 10:52
Notícia

Cerca de dez bolsonaristas condenados ou investigados por participação nos atos antidemocráticos do 8 de janeiro estão foragidos após quebrarem suas tornozeleiras eletrônicas. 

Segundo um levantamento realizado pelo portal Uol, ao menos 51 pessoas suspeitas de participarem dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023 estão com mandados de prisão em aberto ou fugiram ao conseguirem quebrar as tornozeleiras eletrônicas. 

10 bolsonaristas fugiram do país

A reportagem do Uol descobriu que entre esse total, dez pessoas conseguiram fugir do Brasil pelas fronteiras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul em direção à Argentina e ao Uruguai. 

Entre esses fugitivos, sete já foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com mais de dez anos de prisão por participação em tentativa de golpe de Estado, nos atos de 8 de janeiro. 

Os dados, baseados nos registros do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), apresentam que seis dos dez fugitivos são mulheres, a maioria da região Sul (SC e PR) e do Sudeste (MG e SP), com idade média de 50 anos. 

Não existem alertas públicos da polícia internacional (Interpol) para fuga dos bolsonaristas. 

O pedreiro Daniel Bressan, um dos fugitivos, se considera um exilado político e realiza campanhas de arrecadação nas redes sociais para conseguir se manter fora do país.

Na internet, Daniel vende produtos e até já chegou a oferecer uma rifa de um Fiat Uno 2015 para pagar suas despesas no exterior. 

VEJA TAMBÉM: 'não há perdão' para autores de ataques do 8 de janeiro de 2023 em Brasília, diz Lula

Tags

Autor