emprego

6 coisas que não podem faltar na sua Carta de Apresentação para emprego

Veja como elaborar um modelo que vai atrair os recrutadores da sua tão sonhada vaga

Imagem do autor
Cadastrado por

Thales Alencar

Publicado em 15/05/2024 às 14:43 | Atualizado em 16/05/2024 às 17:08
Notícia

Se você está concorrendo a uma entrevista de emprego e se deparou com a demanda de fazer uma carta de apresentação, mas não sabe como fazê-la, não se preocupe.

Caso você esteja buscando trazer um diferencial para que os recrutadores lhe conheçam para além do seu currículo, este é o guia certo para você!

O QUE É UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO?

Segundo o informações do blog Gupy, uma carta de apresentação é um texto escrito em prosa falando sobre suas principais capacidades e como você pode agregar no mercado de trabalho.

É importante que você escreva esse texto e traga sua identidade e originalidade.

Hoje em dia é mais raro que as empresas solicitem esse documento, porém, algumas firmas ainda pedem esse método de apresentação. Basicamente, ela é similar a um currículo, porém escrito em prosa, mais curto e com no máximo uma página de extensão.

Leia mais: Plano de carreira: O que é e como construir um?

Na carta de apresentação há mais espaço para o candidato escrever sobre si mesmo, dando mais detalhes sobre suas experiências, características e conquistas. Isso dá ao recrutador mais conhecimento sobre quem é esse candidato.

O currículo, por ter informações mais concisas, serve mais para traçar o perfil do interessado na vaga.

COMO FAZER UMA CARTA DE APRESENTAÇÃO?

Agora que você sabe o que ela é e compreende sua importância, vamos a algumas dicas que você deve saber na hora de elaborar a sua.

  • Seja breve
  • Fale apenas o que você realmente sabe ou viveu
  • Personalize seu texto
  • Cuidado com erros de ortografia e de digitação

Pixabay

Imagem ilustrativa carta de apresentação de emprego - Pixabay

Se você fosse um recrutador, o que gostaria que um funcionário tivesse para a vaga que você concorre? Pense nisso e elabore um texto contendo as suas características que você considere ideais para a vaga em disputa.

Lembre-se que é possível que os recrutadores não tenham muito tempo para ler com calma todas as apresentações dos candidatos. Não tenha medo, nem vergonha de falar bem do seu trabalho, mas tenha bom senso e seja breve e direto ao ponto.

Leia também: 10 dicas para se dar bem na entrevista de emprego e garantir a vaga

O QUE NÃO PODE FALTAR NA SUA CARTA DE APRESENTAÇÃO?

Não se esqueça de que você redigirá literalmente uma carta, então pense naquele tradicional modelo quando for fazer a sua, porém com uma abordagem profissional.

Veja, em ordem, 6 coisas que não podem faltar nela:

  1. Cabeçalho contendo seu nome, contatos e LinkedIn, caso possua
  2. Saudação inicial respeitosa (“Prezado”, “Estimado”, “Caro” são termos que caem bem)
  3. Suas experiências acadêmicas e profissionais
  4. Qualidades suas que podem contribuir com a empresa
  5. Demonstrar conhecimento sobre a empresa e a vaga
  6. Despedida e assinatura ( fico a dispoisição, cumprimentos, att, obrigado).

Fácil, né? Agora vamos pôr a mão na massa! Desejamos boa sorte na sua seleção e, sempre que precisar relembrar como fazer uma carta de apresentação, volte a este guia!

 Leia também: Procurando o primeiro emprego? Veja essas dicas que podem fazer você se destacar 

Tags

Autor