Primeiro Emprego

Procurando o primeiro emprego? Veja essas dicas que podem fazer você se destacar

Confira como elaborar seu currículo e fazer sua primeira entrevista

Imagem do autor
Cadastrado por

Thales Alencar

Publicado em 15/05/2024 às 12:54 | Atualizado em 15/05/2024 às 14:12
Notícia

É comum se sentir perdido e nervoso quando o assunto é primeiro emprego. Por isso, elaboramos esse guia simples que deve te entregar tudo que você precisa saber para entrar no mercado de trabalho.

Como elaborar um currículo? O que meu currículo deve ter para ser diferenciado? Como agir na primeira entrevista de emprego? Fica tranquilo, que você vai ficar por dentro de tudo isso agora.

Freepik

Imagem ilustrativa de entrevista de emprego - Freepik

ELABORANDO MEU PRIMEIRO CURRÍCULO

A primeira coisa a se fazer é elaborar um currículo que chame a atenção de quem for ler. Organização e clareza serão essenciais nesse processo.

Alguns modelos de templates podem te ajudar com isso, mas cuidado com os exageros! Currículos com muitas informações visuais podem ficar com um aspecto poluído, ou menos profissional.

Não se esqueça de que seu nome e seus dados de contato, como número de telefone e e-mail, devem estar claros e em destaque, preferencialmente no topo da página.

A foto não é necessária, mas caso queira colocar, opte por alguma sem filtros ou efeitos, que mostre seu rosto inteiro. Uso de acessórios como bonés e óculos de sol também não pegam bem.

Como você busca seu primeiro emprego, seu currículo não contará com muitas experiências, mas não se preocupe!

Leia também: Estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho e a base para a construção de uma carreira

Liste suas principais habilidades e algumas experiências, caso tenha, que possam servir para o cargo que você deseja. Se você falar outro(s) idioma(s), fique a vontade para colocar essa informação.

Por exemplo, caso você seja um estudante de engenharia civil e esteja procurando uma vaga de estágio em uma construção, não adianta pôr uma experiência como “Curso de Dança”, né? Mas um curso de matemática básica, gestão de pessoas, ou mesmo de oratória podem te trazer alguma vantagem.

Mas o que mais vai te diferenciar é o tópico “Objetivo” no seu currículo. Nele é onde você vai ter um pouco mais de liberdade para falar sobre o que você almeja com seu próximo emprego.

Caso seja seu primeiro, não há problema em deixar isso claro. Mostre que você quer muito aprender, adquirir novas experiências e como você pode agregar na empresa.

O mais importante é ser verdadeiro e ter o bom e velho “bom senso” ao seu lado. Também tenha flexibilidade e não hesite em mudar seu currículo de acordo com a vaga aplicada. Algumas informações podem servir para umas vagas, mas para outras não.

Armin Rimoldi/ Pexels

Você sabia? 9 em cada 10 profissionais trocariam de emprego; veja motivo - Armin Rimoldi/ Pexels

MEU CURRÍCULO FOI APROVADO, E AGORA?

Se você foi chamado para sua primeira entrevista de emprego, parabéns! Isso demonstra que você se mostrou apto para a vaga! Agora vamos apresentar algumas dicas que podem te ajudar a se destacar no dia da seleção.

  • Prepare-se para a conversa! O que você sabe sobre si mesmo e que considera importante que o contratante saiba? Tenha isso em mente!
  • Converse com algum amigo, ou familiar para treinar sobre contar sua própria história. Muito provavelmente você será requisitado a contá-la.
  • Leve uma cópia impressa do seu currículo e tenha em mente as principais informações dele;
  • Invista no seu capital visual. Usar roupas apropriadas e assumir uma postura confiante vão reforçar sua imagem logo nos primeiros momentos.
  • Tenha respeito com todos, inclusive com seus concorrentes.
  • Caso a dinâmica for em grupo, demonstre que você sabe trabalhar em equipe. Esteja seguro de si e pronto para colaborar com todos.
  • Seja você mesmo! Autoconfiança é fundamental para demonstrar tranquilidade e ser notado como um candidato perfeito para a vaga!

Agora que você sabe como agir na busca pelo seu primeiro emprego, desejamos boa sorte! Caso você não seja aprovado na vaga, não se preocupe. As experiências contam muito para você se sentir mais preparado nas próximas vezes. Tenha em mente de que essa não será sua última entrevista de emprego e que outras oportunidades virão.

Sempre que precisar, volte a esse guia básico para relembrar tudo o que você precisa saber para passar nas suas entrevistas posteriores.

Tags

Autor