O Google vai usar inteligência artificial para bloquear celulares Android em casos de roubo. O anúncio da nova tecnologia foi feito na última quarta-feira (14).
De acordo com a empresa, o serviço vai bloquear a tela dos smartphones assim que for identificado um "movimento comum associado ao roubo".
Para a companhia, esse movimento acontece quando um celular é retirado da mão do dono e há uma tentativa de correr com o dispositivo ou disparar em velocidade em uma bicicleta, por exemplo.
A nova função vai funcionar em celulares com Android 10 ou versões superiores.
LEIA TAMBÉM: Google I/O 2024: empresa anuncia que vai oferecer respostas geradas por IA na busca online
"Se um movimento comum associado ao roubo for detectado, a tela do seu telefone será bloqueada rapidamente – o que impede que os ladrões acessem facilmente seus dados”, declarou a empresa.
Mais funções para proteger dados
Além do bloqueio da tela, o celular permanecerá bloqueado se ficar desconectado por longos períodos ou se houver várias tentativas de autenticação sem sucesso.
O Google também prometeu atualizações do Android para impedir que ladrões restaurem o celular das vítimas do zero.
Além disso, também vai disponibilizar um espaço privado para esconder aplicativos confidenciais, criar novas etapas para alterar configurações confidenciais do dispositivo para proteger dados do usuário e oferecer autenticação aprimorada para proteger o equipamento caso o ladrão saiba a senha.
A empresa afirmou que as novas funções serão lançadas por meio de atualizações do Google Play Services “ainda este ano”.