retorno

Um ano após ser cassado, Deltan Dallagnol volta à Câmara, graças a deputada do Novo

Deltan Dallagnol irá retornar à Câmara dos Deputados após um ano da cassação de seu mandato como deputado federal

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 20/05/2024 às 8:39 | Atualizado em 21/05/2024 às 9:21
Notícia

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR), cassado do mandato há um ano, já tem data para retornar para Câmara dos Deputados, mas não como parlamentar. 

Na terça-feira (21), o ex-procurador da República, junto de investigadores e advogados envolvidos na operação Lava Jato, devem comparecer à Casa do Povo. 

O objetivo é realizar um debate entre essas figuras sobre os dez anos da operação que trouxe diversos impactos para políticas e empresas no Brasil. 

A volta de Dallagnol para Câmara será promovida pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, em uma audiência para debater o legado da Operação Lava Jato no Brasil e seu impacto na luta anticorrupção no país. 

Deltan já confirmou que comparecerá ao evento. O ex-deputado ganhou notoriedade como chefe da força-tarefa da Lava Jato e pelo famoso Powerpoint que vinculava o presidente Lula (PT) em todo esquema de corrupção. 

A ideia do encontro foi proposta pela deputada Adriana Ventura (Novo-SP) e o deputado Kim Kataguiri (União Brasil-SP). 

CASSAÇÃO DE DELTAN DALLAGNOL

A cassação de Deltan completou um ano na última semana. Em 16 de maio de 2023 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por unanimidade retirar o mandato com 345 mil votos

O motivo da decisão do Tribunal foi o pedido de exoneração de Dallagnol do cargo de procurador enquanto ainda eram apuradas processos disciplinares sobre sua conduta na Lava Jato, que, caso condenado, o tornariam inelegível. 

Cassação de Deltan Dallagnol: saiba mais

Tags

Autor