Novo PL da Uber e 99 é divulgado; veja o que muda com a proposta
Deputado apresenta substitutivo para PL da Uber e 99 com diversas alterações para os motoristas de aplicativo
![O substitutivo apresentado tem novidades positivas para os motoristas. Entre elas, a possibilidade de contratar financiamentos pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) para aquisição de automóvel novo](https://imagens.ne10.uol.com.br/veiculos/_midias/jpg/2024/03/11/806x444/1_carro_de_uber-26601102.jpg?66587c2ab169d)
A Câmara dos Deputados apresentou uma nova proposta sobre a regulamentação do trabalho de motorista de aplicativos, como Uber e 99. O texto visa substituir o projeto do governo Lula (PT) sobre o assunto.
SUBSTITUTIVO DA PL DA UBER
Com autoria do deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos-PE), o principal diferencial desse substitutivo para o material apresentado pelo Governo Federal é a possibilidade de que o condutor consiga estabelecer um valor mínimo de remuneração por hora e quilômetro rodado para aceitar as corridas.
Segundo a apuração da coluna de Mobilidade do JC, a Uber, a 99 e demais aplicativos de viagem teriam que informar ao motorista qual seria a vantagem financeira da corrida para definir se o valor de remuneração é mais alta do que a estipulada pelo condutor.
Nessa lógica, as empresas precisarão esclarecer quanto é a porcentagem que recebem do valor da viagem e garantir que essa quantia não seja descontada após as corridas, como acaba por acontecer atualmente.
Também só será permitido alterar essa porcentagem após ser informado com transparência para o condutor.
No texto do deputado, haverá um limite máximo para os descontos que os aplicativos poderão dar nas corridas. Essas taxas descontadas normalmente são repassadas pelos motoristas aos aplicativos.
A partir dessa situação, o projeto prevê que saberá quanto poderá ser descontado de sua remuneração a partir da taxa de desconto.
Corridas canceladas também teriam de ser compensadas pela Uber e 99 após o motorista iniciar seu deslocamento. Atualmente, a taxa é cobrada aos passageiros, mas os condutores não recebem essa quantia.
OUTRAS ALTERAÇÕES PARA MOTORISTAS DE APP
Além dessas mudanças, a proposta do deputado prevê:
- Retirar a obrigatoriedade de que motoristas sejam filiados aos sindicatos da categoria, mas mantendo a negociação coletiva entre sindicatos e as operadoras
- Possibilidade de contratar um financiamento pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) para comprar um automóvel novo com taxa de juros básica mais 2%
- Redução da base de cálculo do imposto de renda
- Motorista continua a ser considerado contribuinte individual, sem vínculo empregatício (não há proposição sobre permitir que o condutor seja considerado Micro Empreendedor Individual-MEI)
- Redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de um novo veículo
- Criação de filtros para definir áreas em que não deseja transitar
- Criação de um prazo para se defender em caso de bloqueios, suspensões e desligamentos no aplicativo (terá 2 dias úteis)
- Motorista precisará ter repouso mínimo de 11 horas em um período de 24h
- Possibilidade de que motoristas e passageiras mulheres escolham transportar ou serem conduzidas por pessoas de mesmo gênero
- Estabelecimento de maior rigor no cadastro dos passageiros