eleições

Gleisi quer nordestino como presidente do PT, mas esbarra em desejo de Lula

Novo presidente do PT será eleito em 2015 e substituirá Gleisi Hoffmann, que lidera a sigla desde 2017

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 31/05/2024 às 10:22
Notícia

A presidente do Partido dos Trabalhadores afirmou que deseja que o novo líder da Executiva Nacional da sigla, a ser eleito em 2025, seja um representante da região Nordeste.

"Eu acho justo e natural ter um nome do Nordeste pela importância política da região para o PT. Foi lá que o presidente Lula teve a maioria dos votos em 2022 e é lá que temos quatro governadores”, disse a deputada federal em entrevista ao Estadão.

Em 2022, o PT elegeu os governadores do Ceará, Bahia, Rio Grande do Norte e Piauí.

LEIA TAMBÉM: Com futuras eleições, Bolsonaro tem novo pedido para Moraes

A declaração foi dada a partir de uma provocação feita pelo líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT), que admitiu na última terça-feira (28) a possibilidade de concorrer à presidência do partido, afirmando que deseja um nordestino na liderança da legenda.

"Por que não o Nordeste pela primeira vez depois do [José Eduardo] Dutra? Por que não ter um nordestino na presidência do PT? Por que não eu? Por que não Humberto [Costa, senador]? Por que não outros nomes do Nordeste? O Nordeste continua o sustentáculo maior do PT”, declarou o deputado.

Lula quer Edinho

Embora haja essa corrente de apoio a um nome do Nordeste, o presidente Lula já definiu quem ele deseja como presidente do PT na sucessão a Gleisi.

Trata-se do prefeito de Araraquara Edinho Silva, natural de Pontes Gestal, em São Paulo.

Tags

Autor