Eleições 2024

México vai às urnas neste domingo (2) e pode eleger 1ª presidente mulher

O país pode eleger sua primeira presidente mulher nas eleições deste domingo (2)

Imagem do autor
Cadastrado por

Eduarda Barreto

Publicado em 02/06/2024 às 9:35 | Atualizado em 02/06/2024 às 10:42
Notícia

Os cidadãos mexicanos irão votar neste domingo (2) para eleger o próximo presidente do país, que governará até 2030. 

De acordo com o Instituto Nacional Eleitoral (INE), esta será a maior eleição na história do México.

O país pode alcançar um marco histórico nas eleições deste domingo podendo eleger a primeira presidente do país no pleito. 

Mais de 98,3 milhões de eleitores estão registrados para votar e escolherão ocupantes para 20.708 cargos, incluindo 128 senadores e 500 deputados. O voto é facultativo.

Os principais candidatos são Claudia Sheinbaum, da coligação Sigamos Haciendo Historia (centro-esquerda), Xóchitl Gálvez, da coligação Fuerza y Corazón por México (centro), e Jorge Álvarez Máynez, do partido Movimiento Ciudadano (centro-esquerda).

Pesquisa realizada pelo Instituto Mitofsky, divulgada na última quarta-feira (29), mostra Claudia Sheinbaum com 50% das intenções de voto, seguida por Xóchitl Gálvez com 34%. Jorge Álvarez Máynez com aparece com 12%. 

Como funcionam as eleições no México?

No México, o processo eleitoral presidencial é baseado no sistema de maioria simples.

Isso significa que o candidato que obtiver o maior número de votos válidos é declarado vencedor, sem a necessidade de um segundo turno.

LEIA TAMBÉM: Eleições no México: Mulheres lideram corrida presidencial em eleição histórica com mais de 20 mil cargos eletivos

As eleições são organizadas pelo Instituto Nacional Eleitoral (INE), que é responsável por supervisionar e garantir a integridade do processo eleitoral.

Além do presidente, os eleitores também votam para eleger senadores e deputados, bem como outros cargos públicos em níveis estadual e municipal.

O voto no México não é obrigatório, permitindo que os cidadãos escolham participar ou não do processo eleitoral.

O sistema eleitoral mexicano também permite a votação no exterior, possibilitando que cidadãos residentes em outros países possam exercer seu direito de voto.

Conheça a candidata Claudia Sheinbaum

Claudia Sheinbaum iniciou sua carreira política em 2000, quando assumiu o cargo de secretária do Meio Ambiente da Cidade do México durante a gestão de López Obrador.

Em 2015, foi eleita delegada de Tlalpan, uma das regiões da Cidade do México, onde trabalhou em áreas como segurança e desenvolvimento urbano sustentável.

Três anos depois, em 2018, Sheinbaum foi eleita chefe de governo da Cidade do México, o que equivale ao cargo de governador no Brasil, pelo partido Morena.

Durante seu mandato, Sheinbaum concentrou seus esforços em temas como mobilidade urbana, sustentabilidade, segurança pública e igualdade de gênero, além de enfrentar a pandemia de covid-19.

Em 2024, ela lançou sua candidatura à Presidência do México com a proposta de continuar as políticas de López Obrador.

VEJA TAMBÉM: O que levar para votar? Com e sem o título de eleitor físico

Propostas

Entre suas propostas, Sheinbaum prometeu:

  • Manter a pensão instituída por López Obrador para todos os idosos;
  • Fornecer bolsas de estudo para mais de 12 milhões de estudantes;
  • Distribuir fertilizantes gratuitos para pequenos agricultores;
  • Na área de segurança: consolidar a Guarda Nacional, reformar o sistema judicial, reforçar as áreas de inteligência e investigação, e melhorar a coordenação com as autoridades responsáveis pela aplicação da lei.

Com informações de Metrópoles e Poder360.

Tags

Autor