SAÚDE

10 minutos de exercícios já melhoram atividade do cérebro; veja

10 minutos de exercício diário fazem a diferença no seu cérebro

Imagem do autor
Cadastrado por

Suzyanne Freitas

Publicado em 04/06/2024 às 10:01 | Atualizado em 04/06/2024 às 10:28
Notícia

De acordo com descobertas publicadas no Journal of Epidemiology and Community Health, menos de dez minutos de exercício físico diário são suficientes para melhorar o cérebro.

A prática aumenta a velocidade de aprendizado e tem um impacto positivo nas decisões.

Exercícios para o cérebro:

As atividades físicas benéficas para o cérebro mencionadas no estudo incluem:

  • Caminhada
  • Corrida 
  • Subir escada
  • Agachamentos

No entanto, a ausência de exercício pode afetar negativamente as habilidades mentais.

Os pesquisadores observaram uma redução de 1% a 2% na cognição quando oito minutos de atividade física moderada a vigorosa foram substituídos por tempo sentado.

O estudo indica que de seis a dez minutos de exercício já trazem benefícios, mas quanto mais tempo a pessoa se exercita, maiores são os benefícios mentais, seguindo uma relação diretamente proporcional.

6 minutos de exercícios é bom para prevenção do Alzheimer

Curiosamente, um estudo publicado no The Journal of Physiology também encontrou resultados semelhantes: seis minutos diários de exercício podem ajudar a prevenir o Alzheimer.

Fonte: Journal of Epidemiology and Community Health, PNAS  

Veja também: OS MELHORES EXERCÍCIOS PARA AS TAXAS DE COLESTEROL, GLICOSE E TRIGLICERÍDEOS

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor