saúde

Reajuste do plano de saúde 2024: ANS define aumento da tarifa nesta terça-feira

Previsão é de que planos de saúde tenham reajuste entre 7% e 8%

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 04/06/2024 às 9:12
Notícia

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) define nesta terça-feira (4) o índice máximo de aumento anual para os planos de saúde individuais e familiares. A decisão será tomada em uma reunião da diretoria colegiada.

Segundo a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), a estimativa é de reajuste entre 7% e 8%. O aumento levará em consideração critérios previamente definidos pela ANS, utilizando dados econômico-financeiros das operadoras de saúde.

Os novos valores obtidos a partir do reajuste serão o teto permitido para aumento das operadoras, que ficarão proibidas de elevar o pagamento acima desse percentual.

O percentual será válido entre maio de 2024 e abril de 2025, sendo aplicado em contratos feitos a partir de janeiro de 1999. O aumento também poderá ser aplicado pelas operadoras a partir da data de aniversário da contratação do plano.

Plano de saúde mais caro

A medida vai afetar 8,7 milhões de beneficiários de planos individuais e familiares, o que representa 17% do total de consumidores de planos de assistência médica no Brasil.

Segundo a ANS, o índice de reajuste dos planos individuais ou familiares é determinado pela agência, aprovado em reunião de diretoria colegiada e apreciado pelo Ministério da Fazenda.

Tags

Autor