Greve Metrô SP: confirmada para amanhã, quinta-feira, 06/06? Veja
Haverá greve de metrô em SP amanhã, 06/06?
A possível greve de metrô em São Paulo (SP) é um dos assuntos mais procurados pelos paulistas.
Isso porque uma nova Assembleia está prevista para ser realizada nesta quarta-feira (5) pelo Sindicato dos Metroviários a fim de avaliar a Campanha Salarial de 2024.
A greve dos metroviários chegou, inclusive, a ser anunciada para o dia 22 de maio. No entanto, o Metrô de SP solicitou um adiamento até o dia 5 de junho para apresentar propostas de reajustes salariais e de benefícios.
Desta maneira, uma nova reunião será realizada hoje (5), às 18h30, na Área de Lazer do Sindicato, para discutir acerca da possível greve para amanhã, quinta-feira (06/06).
Também há possibilidades para a concretização de uma greve de ônibus na sexta-feira (07/06).
Confira últimas notícias a seguir.
METRÔ SP
No fim do mês de maio, o Sindicato dos Metroviários publicou a seguinte nota:
"A categoria suspendeu a greve, mas exige que haja negociação de verdade. Estamos em Estado de Greve e no dia 5/6, haverá nova assembleia para avaliar a proposta da empresa. A expectativa da categoria é que as reivindicações sejam atendidas. Se isso não ocorrer, vamos rediscutir o calendário de lutas e greve", explicou a entidade.
Entre as pautas a serem discutidas hoje (5) estão:
- Concurso público
- Plano de Carreira sem acúmulo de funções
- Reintegração dos demitidos
- Fim das terceirizações
- Aumento real de 10,8%, reajuste no Vale Alimentação de 26,7% e, no Vale Refeição, de 15%;
GREVE METRÔ SP AMANHÃ (06/06)
Como foi explicado, os metroviários decidem nesta quinta (5) acerca da ocorrência da greve. A Assembleia, prevista para as 18h30 da noite, terá como um dos principais temas o reajuste salarial dos profissionais.
O Metrô vai apresentar uma nova proposta para os profissionais, visto que o aumento de 2,77% (seguindo a inflação medida pelo IPC-Fipe) aplicado no mês de maio foi apontado como insuficiente pelos trabalhadores.
"Unilateralmente, desrespeitando a mesa de negociação da Campanha Salarial, sem aviso prévio, a empresa aplicou, reajuste da inflação (IPC-FIPE 2,77%) no pagamento do vale", criticou o Sindicato.
HAVERÁ GREVE DE METRÔ AMANHÃ EM SP 2024?
Caso nenhum acordo seja realizado na Assembleia desta quarta (5), a greve do metrô de São Paulo será realizada na quinta-feira (6).
A paralisação das atividades irá afetar os mais de 3 milhões de passageiros diários do metrô das linhas estatais: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata (monotrilho).
GREVE ÔNIBUS SP
Na segunda-feira (3), cerca de 60 mil profissionais - entre motoristas de ônibus, cobradores e trabalhadores da manutenção - aprovaram uma greve de ônibus em SP.
O Sindicato, no entanto, ressalta que está aberto a receber uma nova proposta salarial das empresas até a quinta-feira (6).
As solicitações da categoria incluem:
- Reajuste inflacionário de 3,69%;
- 5% de aumento real;
- Reposição das perdas salariais decorrentes da pandemia, de 2,46%.
- Melhoria nos convênios médico e odontológico;
- Jornada de trabalho de 7 horas;
- Auxílio funeral.
Se nenhum acordo for firmado até a quinta (6), haverá greve de ônibus em São Paulo.
Os ônibus municipais da capital paulista, gerenciados pela SPTrans (São Paulo Transporte), atendem a mais 6 milhões de usuários diariamente.