PROPOSTA

PEC das Praias: veja placar da votação sobre projeto polêmico

PEC está em consulta pública no site do Governo Federal e recebe grande número de votos após repercussão sobre suposta privatização das praias

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 05/06/2024 às 11:19
Notícia

Uma proposta de emenda à Constituição que ficou conhecida como a PEC que iria privatizar as praias brasileiras se tornou polêmica no país nos últimos dias.

Discutida no Senado Federal pelo relator da proposta, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a consulta pública no site oficial da Casa do Legislativo apresenta uma ampla posição contrária do público.

PEC DAS PRAIAS: ENTENDA O QUE É

A situação ocorreu após uma campanha de mobilização nas redes sociais contra o que chamaram de PEC das Praias

O projeto relatado por Flávio Bolsonaro, e do qual o senador apoia, prevê a apropriação de terras de responsabilidade da Marinha para autoridades públicas como estados e municípios e também o setor privado, retirando o domínio da União dessas áreas. 

Apesar do texto não falar diretamente sobre privatização das praias, o texto gerou polêmica ao abrir espaço para aquisição das áreas litorâneas privilegiadas e gerar brechas legais para que as praias venham a ser privatizadas. 

Defensores do projeto afirmam que a ação garantiria uma aceleração da ocupação dessas áreas, ação que a União não conseguiu realizar.

Os grupos que apoiam o texto também apontam que a PEC não fala sobre privatizar praias, que são de acesso público, segundo a Constituição de 1988. 

POVO VOTA CONTRA PRIVATIZAR PRAIAS

Com toda polêmica, segundo o jornal O Globo, a enquete no site E-cidadania apresentava que foram 151.009 votos contra a proposta e 2.071 favoráveis à PEC das Praias. 

Nesse contexto, a rejeição ao projeto está mais de 70 vezes maior do que o apoio

PEC DA PRIVATIZAÇÃO DAS PRAIAS: Governo Federal toma atitude sobre o caso

]

Tags

Autor