LEGISLATIVO

Projeto que acaba com delação premiada de presos tem urgência aprovada na Câmara

A Câmara dos Deputados aprovou que projeto seja votado em regime de urgência. PL quer acabar com delação premiada de pessoas presas

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 13/06/2024 às 9:39
Notícia

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (12) para que o projeto de lei que deseja acabar com a delação premiada de presos seja votada em regime de urgência. 

A ação ocorreu no mesmo dia que o Legislativo garante a mesma celeridade para o projeto que pretende igualar o aborto após 22 semanas à pena de homicídio. 

CÂMARA APROVA URGÊNCIA

O requerimento para acelerar a votação sobre o projeto que visa encerrar a delação premiada de presos foi aprovado em votação simbólica.

Nessa modalidade, o líder da Câmara apenas pergunta se alguém protesta sobre a ação e aprova a ação, sem uma votação concreta. 

Com a aprovação do regime de urgência, o texto irá diretamente para o plenário, sem precisar passar pelas comissões vinculadas com o tema. 

PL QUER FIM DA DELAÇÃO PREMIADA DE PRESOS

O projeto sobre a proibição de que presos realizem delação premiada é de 2016. Criada pelo então deputado federal Wadih Damous (PT-RJ), o foco era lidar com o avanço da operação Lava Jato

A proposta não deixa claro se a ação teria efeito retroativo ou não. Caso seja, diversas delações premiadas já validadas seriam anuladas. 

Tags

Autor