O que é bulking, como fazer e dicas para a dieta
O bulking é uma estratégia alimentar para acelerar o processo de hipertrofia muscular, veja como implementar em sua rotina do dia a dia.
O termo bulking ganhou popularidade nos últimos meses e gerou interesse em muitos. Mas algumas pessoas ainda não sabem o que significa. Veja nesta matéria o que é bulking e dicas de como fazer.
O bulking é uma estratégia alimentar para acelerar o processo de hipertrofia muscular, que consiste em atingir um superávit calórico, ou seja, comer mais calorias do que gastar, com a intenção de aumentar o volume muscular.
Essa abordagem precisa de dois fatores para seu sucesso: alimentação e treino. Assim, durante o período de bulking, o treino específico para hipertrofia é essencial para ser bem feito.
Veja também: 4 erros que podem atrapalhar sua a hipertrofia
Bulking limpo x bulking sujo
Como já dito, o principal objetivo na dieta de bulking é consumir mais alimentos. Porém, é necessário uma filtragem do que deve ser consumido.
Algumas pessoas acabam se preocupando somente com a quantidade de alimento, e esquecem a qualidade.
Por isso, surgiu o termo bulking sujo, que indica uma ingestão calórica com baixa qualidade nutricional, como o consumo de ultraprocessados.
O bulking sujo pode gerar o aumento de volume da gordura corporal, ao invés do aumento do volume muscular.
Por outro lado, o bulking limpo diz respeito a uma dieta calórica e nutritiva, com a presença de alimentos naturais, ricos em proteínas e carboidratos.
Dicas para entrar em Bulking
- Treino eficiente
Para um bom resultado de hipertrofia muscular, é fundamental um treino baseado em progressão de carga e constância.
- Descanso ideal
O descanso é essencial para a construção da hipertrofia e resistência muscular.
- Alimentação
Uma dieta limpa e equilibrada, rica em proteínas, carboidratos e fibras, é o necessário para o fornecimento de energia necessária para a prática de exercícios com intensidade.
- Suplemento alimentar
A suplementação é uma ótima opção para atingir o valor calórico ideal para seu bulking, especialmente atuando como complemento proteico e nutricional na dieta.
Ganho de massa muscular
Assim, os nutrientes consumidos pela dieta em bulking, aliados ao descanso equilibrado, ajudam a recuperar microlesões nas fibras musculares provocadas pelo treino intenso.
Dessa forma, o processo de ganho de massa muscular se torna mais eficiente.
Com informações de Ocean Drop.
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”