Dificuldade com sono? Saiba a postura correta para dormir
Além dos benefícios que uma boa noite de sono pode trazer, dormir em uma posição adequada pode ajudar a lidar com diversos problemas do corpo.
Relaxar e dormir é um dos momentos mais aguardados por muitos, e a posição escolhida na hora de dormir pode não só afetar a qualidade do seu sono, como pode favorecer dormes nas costas, má postura, fadiga e má circulação sanguínea.
Por isso, separamos alguns posições usadas para dormir
Dormir de Barriga para baixo
A posição de bruços possui algumas controvérsias. Alguns especialistas indicam, pois ela consegue aliviar os roncos. Por outro lado, durante essa posição, o pescoço e a coluna não ficam alinhados, o que gera uma tensão muscular naquela região.
VEJA TAMBÉM: Veja 5 técnicas para dormir rápido e ter um sono melhor
Dormir de Barriga para cima
Essa posição pode agravar problemas do roncos e apneia do sono, além de gerar um incômodo na lombar.
Caso esta for a sua posição preferida, escolha um travesseiro mais baixo, pois assim sua cabeça, pescoço e coluna estão alinhados, o que reduz a chance de dores no pescoço.
Dormir de lado
Essa posição ajuda a diminuir o refluxo ácido e, como a coluna está alongada, afasta as costas e a dor no pescoço. Além disso, dormir de lado reduz as chances de ronco, uma vez que mantém as vias aéreas abertas. Dessa forma, é a melhor opção para quem tem apneia do sono.
Mas qual seria a postura correta para dormir?
Cada posição possui seus prós e contras, o indicado é sempre analisar qual postura seria a melhor posição baseada nas particularidades do seu corpo.
O que evitar na hora de dormir
Pessoas que possuem dores no joelhos ou ombro devem evitar dormir para o lado da lesão. O recomendado é colocar uma almofada do lado da lesão para dificultar a mudança de posição
Sempre é bom evitar dormir sentado ou em um sofá, porque torna-se difícil achar uma posição em que a coluna esteja reta e que seja confortável.
Se for possível, deve-se optar por uma cama grande, especialmente para dormir em casal, pois isso proporciona mais espaço para se ajustar à postura e evitar travesseiros muito altos.
Com informações de Hcor
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”