Sono

Dificuldade com sono? Saiba a postura correta para dormir

Além dos benefícios que uma boa noite de sono pode trazer, dormir em uma posição adequada pode ajudar a lidar com diversos problemas do corpo.

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Cadastrado por

Júlia Nascimento

Publicado em 19/06/2024 às 10:40 | Atualizado em 19/06/2024 às 11:23
Notícia

Relaxar e dormir é um dos momentos mais aguardados por muitos, e a posição escolhida na hora de dormir pode não só afetar a qualidade do seu sono, como pode favorecer dormes nas costas, má postura, fadiga e má circulação sanguínea.

Por isso, separamos alguns posições usadas para dormir

Dormir de Barriga para baixo

A posição de bruços possui algumas controvérsias. Alguns especialistas indicam, pois ela consegue aliviar os roncos. Por outro lado, durante essa posição, o pescoço e a coluna não ficam alinhados, o que gera uma tensão muscular naquela região.

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Dormir de Barriga para cima

Essa posição pode agravar problemas do roncos e apneia do sono, além de gerar um incômodo na lombar.
Caso esta for a sua posição preferida, escolha um travesseiro mais baixo, pois assim sua cabeça, pescoço e coluna estão alinhados, o que reduz a chance de dores no pescoço.

Dormir de lado

Essa posição ajuda a diminuir o refluxo ácido e, como a coluna está alongada, afasta as costas e a dor no pescoço. Além disso, dormir de lado reduz as chances de ronco, uma vez que mantém as vias aéreas abertas. Dessa forma, é a melhor opção para quem tem apneia do sono.

Mas qual seria a postura correta para dormir?

Cada posição possui seus prós e contras, o indicado é sempre analisar qual postura seria a melhor posição baseada nas particularidades do seu corpo.


O que evitar na hora de dormir

Pessoas que possuem dores no joelhos ou ombro devem evitar dormir para o lado da lesão. O recomendado é colocar uma almofada do lado da lesão para dificultar a mudança de posição

Sempre é bom evitar dormir sentado ou em um sofá, porque torna-se difícil achar uma posição em que a coluna esteja reta e que seja confortável.

Se for possível, deve-se optar por uma cama grande, especialmente para dormir em casal, pois isso proporciona mais espaço para se ajustar à postura e evitar travesseiros muito altos.

 
Com informações de Hcor

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

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