Nordeste vai receber 40 milhões de turistas no São João, prevê ministro do Turismo
Ministro Celso Sabino afirmou que espera que Nordeste alcance quantidade parecida de turistas registrada no Carnaval de 2024 em todo o Brasil
O ministro do Turismo, Celso Sabino, prevê que cerca de 40 milhões de turistas visitem a região Nordeste durante as festas de São João em 2024. O número é próximo ao alcançado no Carnaval deste ano, quando o país recebeu 50 milhões de visitantes, segundo registro da pasta.
A declaração do ministro foi dada na última quarta-feira (19), durante o programa "Bom dia, ministro", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
"Estamos investindo nas festividades de São João. Queremos fazer com que o São João seja igual ao carnaval em termos de movimentação de turistas estrangeiros e nacionais no Brasil. Neste carnaval batemos o recorde, com quase 50 milhões de foliões fazendo turismo pelo Brasil. E queremos chegar a uma marca parecida ao fim desse São João. Estamos investindo em todo o Nordeste brasileiro, divulgando, inclusive, com uma campanha promocional", disse Sabino.
Questionado sobre o movimento de turistas em Pernambuco, o ministro disse que há perspectiva "bem maior" em relação ao número de turistas registrado em 2023.
Leia também: São João do Recife terá 1,2 mil apresentações em 14 polos; confira programação
"O número que temos até hoje mostra que vamos chegar próximo aos 40 milhões de turistas nesse São João. Os eventos deste ano estão extraordinários. Você tem acompanhado em Recife, em Caruaru, em vários lugares de Pernambuco, eventos que tem mobilizado um público de centenas de milhares de pessoas", declarou.
"A procura pelo destino Nordeste aumentou sobremaneira. Isso nos proporcionou aumentar o número de voos, inclusive para Recife, que nós já temos voo direto de Buenos Aires, de Santiago, lançamos um agora de Porto para Recife e vamos lançar, logo, logo, um de Madrid para Recife. Já temos para Lisboa e outras cidades, mas todos esses que falei são novos voos para Recife. Isso tem ajudado sobremaneira com que não só turistas nacionais, mas turistas estrangeiros possam conhecer as belezas do nosso Pernambuco", concluiu.
São João de Caruaru: assista ao show de Flávio José na íntegra
Recorde no primeiro quadrimestre
O ministro também falou sobre os números do turismo brasileiro no primeiro quadrimestre do ano.
"Fechamos o primeiro quadrimestre com a metade de turistas estrangeiros do recorde histórico. Em quatro meses, a metade. O número do recorde histórico foi 6,4 milhões de turistas estrangeiros. Nós fechamos janeiro, fevereiro, março e abril com 3 milhões. Nós ainda temos oito meses pela frente, férias de julho, feriados, São João, 7 de setembro, 15 de novembro, Natal e Réveillon. Estamos no caminho certo", afirmou.
Leia mais: Brasil recebeu 14,8% mais turistas estrangeiros em maio, em comparação com 2023
Assista à entrevista do ministro na íntegra