Mudança na aposentadoria 2024: veja o que mudou e se irá se aposentar antes
Entenda as regras da modalidade para os trabalhadores ligados ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), incluindo a da idade mínima
Está contando os dias para se aposentar? É preciso levar em conta que as regras da Reforma da Previdência, aprovada em 2019, já começam a surtir efeitos para o trabalhador em 2024.
Estas correspondem as chamadas "Regras de Transição", válidas para aqueles que já exerciam atividades em um período anterior a 13 de novembro de 2019, contribuindo com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Seguindo a legislação atual, a cada ano, é necessário um novo cálculo de aposentadoria. Veja mais abaixo.
O que mudou na aposentadoria em 2024?
A idade mínima para aposentadoria aumenta 6 meses a cada ano.
No presente, são 58 anos e 6 meses de idade necessários para mulheres, e 63 anos e 6 meses para os homens. Em 2031, as mulheres precisarão ter 62 anos de idade.
No entanto, há outros modelos disponíveis para a solicitação, além deste.
Novas regras
No sistema de pontos, o trabalhador deverá somar a idade com o tempo de contribuição.
Por exemplo, neste ano, a mulher precisa somar 91 pontos - com 30 anos de contribuição -. Para os homens, o valor sobe para 101 pontos (com 35 anos dentro do INSS).
Em relação à idade mínima, são 58 anos e 6 meses de idade para mulheres e 63 anos e 6 meses para homens. No entanto, há casos que dispensam esta regra. Veja logo abaixo.
Aposentadoria sem idade mínima
Há 3 situações em que o trabalhador pode solicitar a aposentadoria sem idade mínima:
- Pedágio: Regra de transição para aqueles que precisavam apenas de 2 anos - ou menos - de recolhimento para se aposentar. Agora, é possível pagar um pedágio de 50% sobre o tempo de contribuição que restava. Por exemplo, para os que precisavam de 2 anos, agora será preciso trabalhar por 3 anos.
- Pontos: Soma da idade e do tempo de contribuição, pelo sistema de pontos;
- Aposentadoria por invalidez: Segurados de qualquer idade que estejam incapacitados permanentemente para o trabalho. Necessário cumprir a carência de 1 ano de recolhimento para o INSS.
Simulador
O cálculo para saber quanto tempo falta para a aposentadoria pode ser realizado no site do Governo Federal.
A simulação é feita com as informações da base de dados do INSS. Também é possível incluir vínculos e alterar a data de nascimento no acesso.
Outra opção é através do aplicativo Meu INSS, disponível para celulares. Após baixar a plataforma, siga o passo a passo abaixo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “simular aposentadoria”;
- Confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no lápis.
- Depois clique em “Recalcular”;
- A partir do resultado você pode “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”.