Lula celebra vitória da esquerda nas eleições da França: 'inspiração para América do Sul'

Presidente brasileiro afirmou que houve "demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França" ao "se unirem contra o extremismo"

Publicado em 08/07/2024 às 8:53 | Atualizado em 08/07/2024 às 9:01

O presidente Lula comemorou o resultado da eleição legislativa da França, realizada no último domingo (7) com uma inesperada vitória da aliança de esquerda Nova Frente Popular.

"Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje", disse o presidente.

A extrema-direita, que era favorita no pleito, ficou com a terceira maior representação no parlamento francês, atrás da ala de centro do presidente Emmanuel Macron, que ficou em segundo.

"Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul", completou Lula.

Leia também: Bolsonaro entrega medalha de 'imbrochável' para Javier Milei

Mais celebração na América do Sul

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, também se manifestou nas redes sociais. Para ele, o resultado das urnas francesas apontam para uma revolução mundial pela vida. "Sempre nos momentos mais tristes da humanidade, a Humanidade reage", disse Petro.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, classificou de "histórica" a vitória da Nova Frente Popular. "Saudações ao povo francês, aos movimentos sociais e às suas forças populares, por este importante dia cívico que fortalece a unidade e a Paz", destacou Maduro.

A presidenta de Honduras, Xiomara Castro de Zelaya, comemorou a vitória da esquerda francesa e aproveitou para também parabenizar o partido trabalhista inglês.

"A Europa avança. O Partido Trabalhista triunfou no Reino Unido e agora em França, uma coligação de forças progressistas deteve a extrema direita e as suas ameaças. Parabéns aos povos inglês e francês por defenderem os direitos e a liberdade do povo", disse Xiomara, nas redes sociais.

Com informações da Agência Brasil

Chama no Zap!

Receba notícias na palma da sua mão. Entre agora mesmo no nosso canal exclusivo do WhatsApp

ENTRAR NO CANAL DO WHATSAPP

Tags

Autor