Calendário do Bolsa Família do mês de julho com novidades para famílias
O Governo Federal anunciou as mudanças para o pagamento no dia 5 de julho, através da Portaria n° 999, que traz novidades para algumas famílias
Na próxima semana, mais de 20 milhões de famílias receberão mais um pagamento do Programa Bolsa Família (PBF). A exceção é para aqueles com parcela bloqueada.
Dados divulgados em junho pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) revelam que há 55 milhões de pessoas beneficiadas.
Desse número:
- 9,3 milhões são crianças de até 6 anos;
- 12,5 milhões são crianças e adolescentes de 7 a 15 anos;
- 3 milhões são adolescentes de 16 a 18 anos;
- 1 milhão são gestantes;
- 373 mil têm bebês recém-nascidos.
Para este mês de julho, há novidades anunciadas na Portaria n° 999, publicada no dia 5 de julho. O documento estabelece medidas emergenciais para o programa.
Veja logo abaixo.
Pagamento do Bolsa Família do mês de julho
Com novas informações divulgadas na quarta-feira (10), o MDS anunciou que novas famílias serão incluídas para o pagamento deste mês. São 14 mil famílias do Rio Grande do Sul (RS).
Em maio e junho, a ação também se repetiu: foram 29 mil novos beneficiários que passaram a receber.
Além disso, aquelas famílias que foram cortadas do programa poderão voltar a receber, desde que já tenham regularizado os dados no Cadastro Único (CadÚnico). Esse processo é feito no CRAS.
Estão incluídas as famílias que não cumpriram os prazos de alteração de dados no mês de abril - e que foram cortadas em junho.
..
"Fica autorizada a reversão do cancelamento de benefícios do PBF e do PAGB (Programa Auxílio Gás) aplicado ao público 5 da averiguação cadastral de 2024 no mês de abril de 2024, com efeitos a partir da folha de pagamento de junho de 2024, em razão das dificuldades para regularização cadastral no período de Estado de Calamidade Pública no estado do Rio Grande do Sul", informa a Portaria
Outra novidade diz respeito à antecipação do Calendário até o mês de dezembro, para todas as famílias gaúchas. Assim, o público pode receber no primeiro dia do repasse, independente do NIS.
Calendário do Bolsa Família de Julho
Para quem não estiver incluído na antecipação, o pagamento é feito dos dias 18 a 31. Vale ressaltar que alguns beneficiários não irão receber o depósito.
Em junho, 10 mil famílias do RS foram reincluídas no programa, e a previsão é que o número aumente neste mês.