BPC: como se inscrever? Saiba quem tem direito

Saiba quais são os requisitos, documentos que são exigidos e como realizar a consultar da aprovação do Benefício de Prestação Continuada

Publicado em 22/07/2024 às 20:49

Previsto pela Lei Orgânica da Assistência Social, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) é destinado a idosos com 65 anos ou mais, além de pessoas com deficiência de qualquer idade.

No entanto, além dos requisitos citados acima, é necessário que o indivíduo cumpra algumas regras para recebê-lo. São elas:

  • A renda per capita familiar deve ser de até R$ 706 mensal.
  • Estar inscrito no CadÚnico.

Como Fazer a Inscrição no BPC?

Para realizar o requerimento do BPC, o beneficiário precisa se dirigir a uma agência do INSS. É necessário levar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou casamento.
  • Documento de identidade, carteira de trabalho ou outro que possa identificá-lo.
  • CPF, se tiver.
  • Comprovante de residência.
  • Documento legal, no caso de procuração, guarda, tutela ou curatela.

Como Saber se Fui Aprovado?

Já com seus dados, você será informado através de uma carta enviada pelo INSS, revelando se houve aprovação ou não.

Caso seja aprovado, você terá o valor depositado na sua conta em até 45 dias.

Como Sacar o Meu BPC?

O saque pode ser realizado através do cartão de um banco responsável. Além disso, o dinheiro também deve estar disponível na conta digital do beneficiário.

Canais de Informação

Para obter mais informações sobre o benefício, acesse os seguintes locais:

  • Prevfone: 0800-780-191
  • Agência do INSS mais próxima ou telefone 135
  • Centros de Referência de Assistência Social – CRAS (Casa das Famílias)

 

Tags

Autor