CadÚnico: 5 informações sobre a inscrição no programa

Entenda como se inscrever no CadÚnico, quem pode participar, os documentos necessários e como acessar benefícios sociais do Governo Federal

Publicado em 17/08/2024 às 15:19

Para se inscrever em programas do Governo Federal como o Bolsa Família, os indivíduos devem estar inscritos no CadÚnico. Dessa maneira, terão acesso a vários benefícios.

Mas, é importante ressaltar que estar inscrito no CadÚnico não significa que você estará automaticamente inscrito em algum benefício social.

Dessa forma, trouxemos 5 informações importantes sobre a inscrição no CadÚnico. Veja abaixo:

1. Quem pode se cadastrar?

De acordo com as regras, o cadastro no CadÚnico deve ser realizado apenas por pessoas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 706).

Além disso, o programa atende:

  • Indígenas
  • Quilombolas
  • Ribeirinhos e população em situação de rua

2. Pré-cadastro

É importante ressaltar que a inscrição no CadÚnico só pode ser realizada de forma presencial.

No entanto, é possível realizar um pré-cadastro pelo site ou aplicativo do CadÚnico.

3. Acesso a Programas Sociais

Após realizar sua inscrição no CadÚnico, você poderá ter acesso a vários programas sociais criados pelo Governo Federal, como:

  • Tarifa Social de Energia Elétrica
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC)

É importante frisar que os beneficiários devem se adequar às regras impostas por cada benefício.

4. Como se inscrever?

Para realizar a inscrição no CadÚnico, é preciso procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua cidade.

Após a realização do pré-cadastro, o beneficiário tem até 120 dias para procurar o CRAS.

5. Documentos Necessários

  • Certidão de Nascimento
  • Certidão de Casamento
  • CPF
  • Carteira de Identidade – RG
  • Carteira de Trabalho
  • Título de Eleitor
  • Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI) – apenas se a pessoa for indígena

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