4 benefícios do PIX automático e quando começa

O Pix Automático surge para simplificar pagamentos recorrentes, como contas de energia e telefone, permitindo que sejam quitados de forma automática

Publicado em 22/08/2024 às 5:59 | Atualizado em 22/08/2024 às 6:03

Vem aí uma nova funcionalidade do Pix para facilitar ainda mais as transferências e pagamentos: o Pix Automático. O Banco Central (BC) redefiniu a data que essa novidade será lançada em 2025. 

O Pix se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado no Brasil em 2023, com quase 42 bilhões de transações, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Como vai funcionar?

O Pix Automático surge para simplificar pagamentos recorrentes, como contas de energia, telefone, mensalidades e assinaturas, permitindo que sejam quitados de forma automática, mediante autorização prévia do pagador.

Assim que o usuário autorizar o Pix Automático, as contas cadastradas serão pagas automaticamente na periodicidade escolhida, seja mensal, trimestral ou outra.

Essa nova funcionalidade é semelhante ao débito automático em conta, mas com a vantagem de operar pelo sistema do Pix, garantindo mais praticidade e segurança para os usuários.

Pix Automático será tarifado?

O Banco Central destaca em seu site que o Pix Automático será gratuito para quem faz o pagamento, mas poderá haver cobranças para as empresas que recebem os valores.

Benefícios do Pix Automático 

Veja as principais vantagens dessa nova modalidade tanto para pessoas quanto para empresas:

1. Praticidade em pagamentos recorrentes

Uma vez autorizados pelo sistema Pix no celular da pessoa pagadora, os pagamentos de contas serão realizados automaticamente em intervalos regulares. Isso elimina a necessidade de repetir a operação e ajuda a prevenir atrasos por esquecimento.

2. Acessível para vários modelos de negócios

O Pix Automático será uma ferramenta eficaz de cobrança para empresas de diferentes tamanhos e setores. Exemplos de negócios que poderão utilizar o Pix Automático incluem:

  • Concessionárias de serviço públicos;
  • Escolas, faculdades e cursos;
  • Academias;
  • Condomínios;
  • Clubes sociais;
  • Planos de saúde;
  • Serviços de streaming;
  • Sites e aplicativos;
  • Clubes por assinatura;
  • Empresas do setor financeiro.
  • Possível redução da inadimplência

A modalidade de Pix Automático permite receber pagamentos recorrentes de forma automática, desde que autorizada pelo cliente.

Isso pode ser uma ferramenta eficaz para reduzir a inadimplência, uma vez que os pagamentos ficam agendados diretamente na conta do cliente.

No entanto, é importante destacar que o cliente terá a liberdade de cancelar a autorização do Pix Automático a qualquer momento, garantindo controle total sobre suas transações.

3. Redução dos custos de cobrança

O débito em conta tradicional exige acordos complexos com diversas instituições financeiras, o que pode aumentar os custos de operação. Em contrapartida, o Pix Automático aproveita a infraestrutura já existente do Pix, tornando essa modalidade de recebimento mais econômica e acessível para as empresas.

4. Facilidade de implantação

Com procedimentos operacionais padronizados pelo Banco Central, a implantação do Pix Automático será facilitada, proporcionando uma integração mais rápida e eficiente para as empresas.

Quando será lançado o PIX Automático?

O Banco Central (BC) redefiniu a data de lançamento do Pix Automático, que estará disponível a partir de 16 de junho de 2025.

 

 

 

 

Tags

Autor