Banco Central adia lançamento do Pix Automático para junho de 2025

O adiamento do lançamento do PIX automático já havia acontecido em dezembro de 2023. A nova previsão de lançamento ficou para junho de 2025

Publicado em 22/07/2024 às 12:42 | Atualizado em 22/07/2024 às 13:01

O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (22) uma nova data de lançamento para o Pix Automático, que estará disponível a partir de 16 de junho de 2025.

Este serviço permitirá transferências instantâneas em pagamentos programados, similar aos débitos automáticos já conhecidos.

Inicialmente previsto para 2024, o lançamento do sistema foi adiado várias vezes. Em dezembro de 2023, estava programado para começar em 28 de outubro deste ano.

Em abril, após dez meses de operação-padrão dos funcionários do Banco Central por aumento salarial, um acordo foi alcançado.

Segundo o BC, o Pix Automático facilitará cobranças recorrentes e poderá ser usado como método de recebimento por uma ampla gama de empresas de diferentes tamanhos e setores, incluindo concessionárias de serviços públicos, escolas, faculdades, academias, planos de saúde, serviços de streaming, portais de notícias, etc.

"Para o usuário, o Pix Automático proporcionará ainda mais conveniência, oferecendo uma forma de pagamento recorrente sem complicações", destacou o BC em comunicado.

Como irá funcionar?

O funcionamento do serviço envolve uma autorização prévia dada pelo próprio usuário no ambiente da conta, seja pelo celular ou computador, permitindo débitos periódicos de forma automática, sem a necessidade de autenticação em cada transação.

Para o recebedor, o Pix Automático promete aumentar a eficiência, reduzir os custos de cobrança e mitigar a inadimplência.

 

Tags

Autor