Diamante encontrado na África é um dos maiores já descobertos

Um diamante excepcionalmente grande, pesando 2.492 quilates e mal cabendo na palma da mão, foi encontrado em uma mina em Botsuana

Publicado em 24/08/2024 às 7:09

Um dos maiores diamantes do mundo, com 2.492 quilates, foi encontrado na mina Karowe, no nordeste de Botsuana, o maior produtor africano de diamantes.

A descoberta foi anunciada pela empresa canadense de mineração Lucara, que fez o achado na mina de Karowe, localizada no nordeste do país.

De acordo com a Lucara, o diamante bruto é um dos maiores já descobertos globalmente e o maior já encontrado em Botsuana.

O tamanho do diamante é notável, especialmente considerando que ele mal cabe na palma da mão.

O diamante encontrado está perto do tamanho do famoso Cullinan, o maior diamante conhecido, com mais de 3.100 quilates, encontrado na África do Sul em 1905.

"Estamos em êxtase com a recuperação deste diamante extraordinário de 2.492 quilates", declarou William Lamb, CEO da Lucara.

Embora o valor e a qualidade do diamante ainda não tenham sido revelados, a Lucara planeja apresentar a descoberta à imprensa durante uma coletiva em Gaborone e exibi-la ao presidente de Botsuana, Mokgweetsi Masisi.

Botsuana, com uma população de 2,6 milhões de habitantes, é um dos principais produtores mundiais de diamantes, que constituem a principal fonte de recursos do País.

A Lucara destacou que a descoberta trará benefícios socioeconômicos significativos, possibilitando investimentos em setores essenciais como educação, saúde e infraestrutura.

Antes desta descoberta, o maior diamante encontrado em Botsuana era uma pedra de 1.758 quilates, também extraída pela Lucara em 2019 e conhecida como 'Sewelo'.

 

Tags

Autor