Agosto chega ao fim quente e setembro inicia-se com calor superior a 40ºC no Brasil

Após um mês marcado por variações de temperatura, agosto encerra-se com uma onda de calor que deverá persistir durante a primeira quinzena de setembro

Publicado em 31/08/2024 às 6:07

O mês de agosto foi marcado por grandes variações de temperatura.
A última semana deste mês, que começou fria, terminou com um calor intenso, especialmente no Centro-Oeste, onde as temperaturas podem ultrapassar os 40°C.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já registraram 40°C.

Na quinta-feira, 29 de agosto, Cuiabá, a capital mato-grossense, teve a maior temperatura do Brasil, atingindo 41,0°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O recorde de calor deste ano em Cuiabá é de 42,2°C, registrado no dia 17 deste mês.

O fim de semana, que marca a transição para setembro, trará um aumento de temperatura em quase todo o país.

Espera-se que a primeira quinzena de setembro seja marcada por uma onda de calor que pode estabelecer novos recordes de temperatura em vários estados e capitais.

Segundo o Climatempo, o calor deve ultrapassar os 42°C no Centro-Oeste e pode alcançar os 40°C em algumas áreas do Sudeste.

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul poderão registrar temperaturas entre 41°C e 44°C, com os valores mais altos previstos para o sul de Mato Grosso e o oeste de Mato Grosso do Sul.

Cuiabá pode chegar aos 43°C, enquanto Campo Grande pode atingir 40°C.

No norte e noroeste do Paraná, no centro-norte e oeste de São Paulo, em Goiás, no oeste de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro, as temperaturas devem variar entre 37°C e 40°C.

São Paulo pode registrar de 34°C a 36°C, e o Rio de Janeiro de 37°C a 39°C. Curitiba deve ter temperaturas entre 30°C e 32°C, enquanto Goiânia pode variar de 37°C a 39°C.

No Tocantins, Pará e Rondônia, as temperaturas esperadas ficam entre 38°C e 41°C.

 

 

 

Tags

Autor