E-título: prazo para download do aplicativo vai até dia 5 de outubro

O aplicativo substitui o título de eleitor físico, permitindo que os votantes acessem informações eleitorais e pessoais de forma simplificada

Publicado em 01/10/2024 às 9:50

Os eleitores estão se preparando para as Eleições Municipais de 2024, e uma das formas mais práticas de se identificar no dia da votação é através do aplicativo e-Título.

O aplicativo substitui o título de eleitor físico, permitindo que os votantes acessem informações eleitorais e pessoais de forma simplificada.

O e-Título poderá ser baixado até o dia 5 de outubro de 2024, um dia antes da votação, e aqueles que já o tiverem instalado poderão usá-lo normalmente no dia 6 de outubro.

Como posso usar meu e-título?

Para apresentar apenas o aplicativo no momento da votação é necessário que no e-título tenha uma foto para identificação.

Para que o e-Título tenha foto, os eleitores devem ter feito o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral.
Se a foto não estiver disponível, será necessário apresentar um documento oficial com foto na hora da votação.

Além de servir como identificação, o e-Título possibilita acessar diversos serviços, como a emissão de certidões de quitação eleitoral, consulta ao local de votação e inscrição como mesário voluntário, tudo sem precisar ir a um cartório.

É importante ressaltar que o título de eleitor físico não pode ser utilizado para votar, pois não contém foto. Portanto, os eleitores devem apresentar um documento com foto, como RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho.

O segundo turno das eleições, que ocorrerá apenas nas cidades com mais de 200 mil eleitores, está agendado para o dia 27 de outubro. O horário de votação em ambos os turnos será das 8h às 17h (horário de Brasília).

Tags

Autor