MEC anunciará a abertura de 1,25 milhão de vagas em cursos de educação inclusiva

O curso online é destinado a educadores que atuam na educação básica, com o objetivo de aprimorar o trabalho pedagógico nas escolas.

Publicado em 16/10/2024 às 11:52

Nesta terça-feira (15), o Ministério da Educação (MEC) anunciou que oferecerá 1,25 milhão de vagas para um curso de educação especial focado na formação de professores sob a perspectiva da educação inclusiva.

A partir da próxima segunda-feira (21), os docentes interessados poderão se inscrever para as primeiras 250 mil vagas diretamente nos sites das 50 instituições de ensino superior que já aderiram ao curso.

A lista das instituições participantes será divulgada em breve pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao MEC.

O curso online é destinado a educadores que atuam na educação básica, abrangendo educação infantil, ensino fundamental de nove anos e ensino médio, com o objetivo de aprimorar o trabalho pedagógico nas escolas.

Ao final do curso, espera-se que os educadores sejam capazes de desenvolver práticas pedagógicas que melhorem a educação especial, atendendo às necessidades educacionais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Segundo o Censo Escolar 2023, 1,5 milhão de alunos da educação especial estão matriculados em classes comuns na educação básica da rede pública.

As aulas do curso de educação inclusiva estão previstas para começar em março de 2025, com uma carga horária total de 120 horas.

A Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), será responsável pela oferta do curso.

Após a inscrição em uma das 50 instituições, o curso será disponibilizado na modalidade a distância por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes, com o intuito de expandir e interiorizar a oferta de formação em todo o país.

O curso, elaborado por especialistas, contará com quatro módulos:

  1. Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;
  2. Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;
  3. Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas;
  4. Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.

Conforme o MEC, cada módulo incluirá leitura de materiais didáticos, atividades interativas mediadas por tutores, estudos de caso e reflexões sobre as estratégias utilizadas. As avaliações dos participantes considerarão o desempenho na elaboração de textos, recursos e projetos.

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