Concurso dos Correios: saiba detalhes de como será a prova discursiva!
O edital do concurso dos correios foi divulgado manhã de quarta-feira (9). Estão disponíveis 3.511 vagas para os cargos de nível médio e superior
O edital do concurso dos Correios foi publicado na quarta-feira, 9 de outubro. Estão abertas 3.511 vagas para os cargos de nível médio (Agente de Correios) e superior (Analista de Correios).
Além das tradicionais provas objetivas, um dos principais desafios será a prova discursiva, exclusiva para a função de Analista, que visa avaliar a capacidade de argumentação e a habilidade de escrita dos candidatos.
Como será a prova discursiva do concurso dos Correios?
A correção das provas discursivas será realizada apenas para os candidatos que forem aprovados na prova objetiva e que se classificarem dentro do limite de até três vezes o número de vagas disponíveis (incluindo Ampla Concorrência, Negros/Indígenas e Pessoas com Deficiência), por cargo/especialidade/localidade, além de resolver empates na última posição, se houver.
Organizada pelo IBFC, essa fase do concurso ocorrerá na mesma data da prova objetiva, no dia 15 de dezembro.
A prova discursiva consistirá em uma redação, cujo tema será definido no momento da avaliação. O texto deverá ter entre 20 e 30 linhas e obedecer aos critérios de correção estabelecidos.
A prova terá caráter eliminatório e classificatório, sendo avaliada de 0 (zero) a 10 (dez) pontos. O candidato será considerado habilitado se obtiver uma nota igual ou superior a 6 (seis) pontos.
A redação deverá ser manuscrita, em letra legível, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul.
A interferência de outras pessoas não será permitida, exceto para candidatos que tenham recebido atendimento especial, que serão acompanhados por um fiscal do IBFC, devendo comunicar os textos e a grafia das palavras.
Nota zero será atribuída à Prova Discursiva que:
- Estiver em branco;
- Tiver conteúdo diferente do tema estabelecido;
- Não respeitar a tipologia, tema e proposta;
- For ilegível ou apresentar desenhos, números, espaçamentos excessivos, códigos ou idiomas diferentes do português;
- Não for escrita com caneta azul ou preta;
- Contiver identificação do candidato;
- Tiver menos do que o número mínimo de linhas exigido.
O resultado da Prova Discursiva e a Folha de Respostas do candidato serão divulgados no site do IBFC, com a Folha de Respostas disponível apenas durante o prazo recursal do resultado da prova discursiva.