Entenda o porquê a segunda parcela do 13º vem descontada
O 13º salário é especialmente aguardado por empregados, aposentados, pensionistas e servidores, que têm direito ao pagamento garantido por lei
O pagamento da primeira parcela do décimo terceiro tinha com data limite o último sábado (30). Com isso, o foco dos trabalhadores com carteira assinada é o pagamento da segunda parcela.
O 13º salário é especialmente aguardado por empregados, aposentados, pensionistas e servidores, que têm direito ao pagamento garantido por lei.
O décimo terceiro é pago em duas parcelas e corresponde a uma fração do salário anual. No entanto, há diferenças entre a primeira e a segunda parcela.
Por que a segunda parcela do décimo terceiro tem descontos?
A segunda parcela do décimo terceiro vem descontada porque é dela que são retirados os valores referentes ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e, quando aplicável, o Imposto de Renda.
Portanto, ao calcular o valor bruto do 13º salário e dividi-lo em duas parcelas, é necessário levar em conta esses descontos.
Como calcular a segunda parcela do décimo terceiro?
O cálculo da segunda parcela do décimo terceiro segue esta lógica:
- Identifique o valor integral do salário bruto.
- Divida esse valor por 12.
- Multiplique pelo número de meses trabalhados.
- Deduzir os descontos de INSS e, se necessário, de Imposto de Renda.
Quando será depositada a segunda parcela do décimo terceiro?
A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser paga até o dia 20 de dezembro. Caso essa data caia em um final de semana, o pagamento será antecipado para o último dia útil antes dessa data.
Vale lembrar que o prazo para o pagamento da primeira parcela, que tem o valor mais alto, já passou, pois foi no dia 29 de novembro.