Enem 2024: aumento na participação e no desempenho dos candidatos
As notas podem ser utilizadas para o ingresso na educação superior através de programas como o Sisu, o Prouni e o FIES
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados nesta segunda-feira, 13 de janeiro.
As notas podem ser utilizadas para o ingresso na educação superior através de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
Durante a coletiva de imprensa, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram um balanço dos resultados, destacando o desempenho dos participantes.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou o aumento significativo no número de inscritos, que foi de 4,32 milhões, com 3,18 milhões de participantes nas provas, o que representa 73,5% de participação, um crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior.
"Saímos de 58% de alunos do terceiro ano do Ensino Médio inscritos para 94%. Isso é resultado da política do Pé-de-Meia, que oferece uma parcela extra a quem realiza as provas do Enem, além do esforço das redes estaduais de ensino", afirmou o ministro.
Sisu e inscrições
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa as notas do Enem para selecionar estudantes, abrirá as inscrições no dia 17 de janeiro. As vagas são preenchidas conforme as opções dos candidatos e os critérios socioeconômicos, conforme a Lei de Cotas.
Queda nas ausências e desempenho na redação
O número de ausentes também apresentou redução. Em 2024, 26,5% dos inscritos não compareceram às provas, uma diminuição em relação aos 28% registrados em 2023 e 2022. O número de participantes que obteve a nota máxima de 1.000 pontos na redação foi de 12.
Os estados com candidatos que atingiram a nota máxima foram Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. A proficiência média na redação foi de 660 pontos, um aumento de 15 pontos em relação à média de 645 obtida em 2023.
Prêmios e aumento na média geral
O ministro Camilo Santana também anunciou que, em breve, será lançado um prêmio para reconhecer as iniciativas de melhoria na educação básica realizadas por estados, municípios e escolas.
Em relação à média geral, houve um aumento significativo, passando de 543 pontos em 2023 para 546 pontos em 2024. O ministro celebrou esse crescimento, considerando que a tendência seria uma redução na média com o aumento no número de participantes.
Desempenho por áreas e distribuição das notas
Nos diferentes componentes do exame, a média foi de 528 pontos em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 529 em Matemática, 517 em Ciências Humanas e 495 em Ciências da Natureza.
No total, cerca de 33% dos participantes do Enem 2024 ficaram acima da nota de corte do Sisu, que foi de 569,6 pontos em 2023, representando 20% do total de cursos.
Estudos e análise do Inep
Manuel Palácios, presidente do Inep, destacou que o instituto iniciou um estudo sobre a utilização dos resultados do Enem para avaliar a conclusão da educação básica no país, a partir da análise detalhada do desempenho dos estudantes.
A divulgação dos resultados do Enem 2024 reflete um avanço tanto na participação quanto no desempenho dos candidatos, e é um passo importante para a educação superior no Brasil, com destaque para o uso de novas políticas educacionais e incentivos.