Barragem de Gatos Terá Obras Concluídas com Recursos do Novo PAC

Infraestrutura da barrragem de Gatos, no município de Lagoa dos Gatos (PE), beneficiará cerca de 200 mil pessoas

Publicado em 27/02/2025 às 17:36
Google News

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) deu um passo decisivo para fortalecer a segurança hídrica e prevenir enchentes em Pernambuco.

Nesta quarta-feira (26), foi assinada a ordem de serviço para a retomada das obras da Barragem de Gatos, localizada no município de Lagoa dos Gatos, na Mata Sul de Pernambuco.

Após estar paralisada desde 2014 devido a pendências técnicas, a barragem será concluída com um investimento de R$ 46 milhões, oriundos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Quando finalizada, a estrutura terá capacidade para armazenar 5,9 milhões de metros cúbicos de água, beneficiando diretamente cerca de 200 mil pessoas da região.

Giuseppe Vieira, secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, representou o ministro Waldez Góes na cerimônia e destacou a relevância da obra para a população pernambucana.

“O Novo PAC, juntamente com o programa Águas de Pernambuco, está transformando a vida das pessoas, avançando em projetos estratégicos para garantir a segurança hídrica em diversas regiões do estado”, afirmou.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, celebrou a retomada da obra e reafirmou o compromisso do governo estadual com a proteção das comunidades vulneráveis a enchentes.

“A Barragem de Gatos foi incluída no Novo PAC, e essa parceria com o Governo Federal nos permitiu tirar esse sonho do papel. Em 12 meses, teremos uma estrutura que protegerá as cidades da Zona da Mata Sul. A chuva deve ser uma bênção, e não uma causa de angústia para quem vive às margens dos rios”, disse a governadora.

Vistoria na Barragem Panelas II

Antes da assinatura da ordem de serviço, o secretário Giuseppe Vieira e a governadora Raquel Lyra visitaram as obras da Barragem Panelas II, no município de Cupira.

A obra, paralisada por 10 anos, foi retomada em fevereiro de 2024 e já conta com 75% da construção concluída.

Com um investimento total de R$ 83,8 milhões, a Barragem Panelas II terá capacidade de armazenar 16,9 milhões de metros cúbicos de água.

A previsão é que as obras sejam finalizadas até o fim do primeiro semestre de 2025.

A retomada dessas obras reforça o compromisso tanto do Governo Federal quanto do Governo de Pernambuco com a segurança hídrica e a proteção das populações vulneráveis, promovendo o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida no Agreste e na Mata Sul do estado.

Tags

Autor