Governo Federal reconhece situação de emergência em três cidades pernambucanas afetadas pela estiagem
Agora, as prefeituras desses municípios estão aptas a solicitar recursos federais para ações emergenciais. Entenda o que muda com o reconhecimento

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (7), a situação de emergência nas cidades pernambucanas de Belém do São Francisco, Bom Conselho e Taquaritinga do Norte, impactadas pela estiagem.
A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 614, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
O que muda com o reconhecimento?
Agora, as prefeituras desses municípios estão aptas a solicitar recursos federais para ações emergenciais, como:
- Distribuição de cestas básicas
- Fornecimento de água mineral
- Alimentação para trabalhadores e voluntários
- Kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório
Atualmente, Pernambuco conta com 79 reconhecimentos de emergência vigentes, sendo 75 por estiagem e 4 por chuvas intensas.
Como solicitar recursos federais?
Os municípios que tiveram a situação de emergência ou o estado de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal podem solicitar recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Etapas do processo:
- 1? As prefeituras enviam seus planos de trabalho pelo S2iD.
- 2? A Defesa Civil Nacional analisa as metas e valores solicitados.
- 3? Com a aprovação, a liberação dos recursos é oficializada por portaria no DOU.
Capacitação para agentes municipais
Para auxiliar gestores no acesso aos recursos, a Defesa Civil Nacional oferece cursos a distância, capacitando profissionais das três esferas de governo para o uso do S2iD.
Quer saber mais? Confira a lista completa de capacitações neste link.