UOL - O melhor conteúdo

MIDR Reforça Medidas de Segurança na Transposição do Rio São Francisco

Campanhas alertam sobre riscos de acidentes e afogamentos nos reservatórios e demais estruturas do sistema

Publicado em 07/03/2025 às 10:07
Google News

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) intensificou ações para garantir a segurança das comunidades próximas ao Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf).

Como parte do Programa de Comunicação Social, inserido no Projeto Básico Ambiental (PBA), o governo tem promovido campanhas educativas para alertar a população sobre os riscos de acidentes e afogamentos nas estruturas do sistema, como canais e reservatórios.

Prevenção e Conscientização

A iniciativa busca ampliar o diálogo com a população local por meio de reuniões comunitárias e materiais informativos acessíveis.

“Alertamos sobre as condutas proibidas na área da transposição, como atividades recreativas e aquáticas nos reservatórios e canais. Além das restrições legais, a movimentação da água pelo bombeamento pode causar acidentes graves”, explica Tiago Portela, coordenador-geral de Obras e Fiscalização do Pisf.

Para reforçar a prevenção, foram instaladas placas informativas e promovidos treinamentos com as comunidades locais.

Entre janeiro e novembro de 2023, no Eixo Norte, as ações educativas alcançaram 1.522 pessoas em 12 instituições de ensino e 56 comunidades rurais na Bahia, Pernambuco e Paraíba.

Já no Eixo Leste, o trabalho foi expandido para 17 escolas e 45 comunidades rurais, beneficiando 1.667 pessoas.

Canais de Informação

Além das atividades presenciais, o Programa de Comunicação Social incentiva o uso das redes sociais e do site do MIDR como fontes confiáveis de informação sobre o projeto.

A população também pode esclarecer dúvidas por meio da Ouvidoria, disponível pelo telefone (61) 2034-4444 ou pelo e-mail ouvidoria@mdr.gov.br.

Tags

Autor

Webstories