Cursos de moda são oferecidos gratuitamente em 14 cidades de Pernambuco
Formações acontecem no Grande Recife, Agreste e Mata Sul; atividades são promovidas pelo NTCPE em parceria com o Governo do Estado

Mais de 20 cursos gratuitos voltados para a cadeia produtiva da moda serão oferecidos, ao longo de julho, em 14 municípios de Pernambuco. A iniciativa tem como objetivo qualificar profissionais, incentivar o empreendedorismo e fortalecer o setor na Região Metropolitana do Recife, no Agreste e na Mata Sul.
As capacitações abrangem diversas áreas da moda, com foco técnico e criativo: costura industrial polivalente em malha e tecido plano (básico, intermediário e avançado), modelagem plana, moda circular, desenvolvimento de coleção com tecidos sustentáveis, estamparia com serigrafia, formação de preço de venda e manutenção de máquinas de costura industrial.
Cidades que receberão os cursos gratuitos de moda em Pernambuco
Os cursos são promovidos pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções (NTCPE), em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site ou pelo Instagram oficial do núcleo. As aulas acontecerão em julho, nos municípios de:
- Olinda
- Agrestina
- Bezerros
- Brejo da Madre de Deus
- Caruaru
- Chã Grande
- Jataúba
- João Alfredo
- Limoeiro
- Passira
- Salgadinho
- São Caetano
- Gameleira
Confira quando e onde serão as aulas
Na Região Metropolitana, Olinda sedia dois cursos no Mercado Eufrásio Barbosa:
- Moda Circular: Confecção de Bolsas com Resíduos – de 22 a 24 de julho, das 13h às 17h
- Estamparia com Serigrafia – dias 30 e 31 de julho, das 8h às 17h
Caruaru, no Agreste, terá formações em diferentes polos. Na sede do NTCPE, no bairro Maurício de Nassau:
- Modelagem Plana – Módulo Intermediário – de 7 a 18 de julho, das 18h às 22h
- Modelagem Avançada e Pilotagem de Peças de Vestuário – de 16 a 31 de julho, das 13h às 17h
- [Parceria com a Pref. de Chã Grande] Costura Industrial Polivalente em Malha (módulo básico) – de 16 a 31 de julho, das 18h às 22h
Na Secretaria da Mulher, ocorrem duas turmas:
- Costura Industrial Polivalente em Malha (básico) – de 7 a 18 de julho, das 13h às 17h
- Costura Industrial Polivalente em Malha (avançado) – de 21 de julho a 1º de agosto, das 13h às 17h
Nos bairros Rosanópolis e Salgado, as aulas são de:
- Modelagem Plana (módulo básico) – de 21 de julho a 1º de agosto, das 13h às 17h
- Estamparia com Serigrafia – dias 23 e 24 de julho, das 8h às 17h
Em Agrestina, na Secretaria da Mulher:
- Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulo básico) – de 16 a 31 de julho, das 13h às 17h e das 18h às 22h
Já em Bezerros, as aulas serão no Espaço Oportunidade:
- Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulo básico) – de 7 a 18 de julho, das 13h às 17h30
Brejo da Madre de Deus também recebe aulas do curso, que serão na Sala do Empreendedor:
- Manutenção de Máquinas de Costura Industrial (módulo básico) – de 21 a 25 de julho, das 13h às 17h e das 18h às 22h
No CVT Jataúba, em Jataúba, haverão aulas de:
- Desenvolvimento de Coleção com Tecidos Sustentáveis – dias 29 e 30 de julho, das 8h às 17h
João Alfredo promove duas turmas no Espaço Avança João Alfredo:
- Costura Industrial Polivalente em Malha (intermediário) – de 7 a 18 de julho, das 8h às 12h
- Costura Industrial Polivalente em Malha (avançado) – nas mesmas datas, das 13h às 17h
Limoeiro terá aulas no Instituto Padre Luís Cechin:
- Modelagem Plana (módulo básico) – de 16 a 31 de julho, das 18h às 22h
Passira, no CVT Passira:
- Costura Industrial Polivalente em Malha (módulo básico) – de 21 de julho a 1º de agosto, das 13h às 17h e das 18h às 22h
Salgadinho, na Cooperativa de Mulheres:
- Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (módulo avançado – vestido infantil) – de 21 de julho a 1º de agosto, das 13h às 17h e das 18h às 22h
São Caetano oferece dois cursos no CVT:
- Modelagem Plana (módulo intermediário) – de 21 de julho a 1º de agosto, das 18h às 22h
- Formação de Preço de Venda em Produtos de Moda – de 28 a 31 de julho, das 18h às 22h
Gameleira conta com duas turmas no Centro de Treinamento:
- Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (intermediário) – de 21 de julho a 1º de agosto, das 8h às 12h
- Costura Industrial Polivalente em Tecido Plano (básico) – nas mesmas datas, das 13h às 17h
Qualificação para o fortalecimento da moda
De acordo com Pedro Miranda, diretor-presidente do NTCPE, as formações contribuem diretamente para o fortalecimento do ecossistema da moda em Pernambuco. “Nosso objetivo é promover qualificação técnica e criativa com o suporte de instrutores especializados, fortalecendo as marcas locais e ampliando a competitividade do setor no Estado”, explica.