Projeto incentiva protagonismo feminino e sustentabilidade no campo de Caruaru
Iniciativa vai beneficiar mais de 300 agricultoras de comunidades rurais com capacitação técnica, incentivo à produção e acesso ao crédito
Com o objetivo de fortalecer o papel das mulheres na agricultura familiar e ampliar as oportunidades no campo, foi lançado, na terça-feira (21), o projeto “Mulheres Rurais – Força, Tradição e Futuro”, no Sítio Pitombeiras, zona rural de Caruaru.
A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), e pretende alcançar mais de 300 agricultoras em diferentes comunidades do município.
A proposta reúne ações de capacitação técnica, incentivo à produção sustentável e orientação para o acesso ao crédito rural, especialmente por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Serão realizadas oficinas voltadas à produção de alimentos biofortificados — com maior teor de vitaminas e minerais — e à valorização dos saberes tradicionais, com foco em práticas sustentáveis.
Fortalecimento e autonomia
O projeto vai contemplar mais de dez comunidades e busca unir conhecimento técnico e empoderamento social, reforçando o protagonismo feminino no campo.
A expectativa é que, além de ampliar a geração de renda, as participantes consolidem o papel das organizações produtivas rurais lideradas por mulheres.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Weslley Nascimento, a iniciativa amplia as condições de autonomia e crescimento para quem vive da agricultura.
“As mulheres rurais têm um papel fundamental na preservação dos saberes e tradições do campo. Queremos garantir que elas tenham acesso às ferramentas necessárias para ampliar sua renda e fortalecer sua atuação na agricultura familiar”, afirmou.
A secretária da Mulher, Luana Marabuco, destacou que a ação é parte de uma política pública voltada à equidade e à independência econômica das agricultoras.
“Essas mulheres já são lideranças em suas comunidades. O projeto vem para fortalecer essa trajetória e garantir que tenham mais autonomia financeira e social”, disse.