1º Festival Mestre J. Borges, xilogravurista e cordelista, será realizado em Bezerros
O evento acontece de 18 a 21 de dezembro, com programação cultural, convidados especiais e entregas que reforçarão ainda mais o trabalho do poeta
Ícone da cultura bezerrense, pernambucana e brasileira, e símbolo de um legado que atravessa gerações, o mestre xilogravurista e cordelista J. Borges será homenageado com a realização do 1º Festival Mestre J. Borges, em Bezerros, no Agreste pernambucano.
O evento acontece de 18 a 21 de dezembro, com uma ampla programação cultural, convidados especiais e duas entregas que reforçarão ainda mais o trabalho do saudoso e eterno poeta popular.
O festival é uma realização da Cenarium Produções, em parceria com o Memorial J. Borges.
O festival tem como objetivo celebrar o artista bezerrense que levou o nome do município para o Brasil e o mundo por meio de sua arte, além de difundir seu legado e fomentar a cultura, o turismo e o desenvolvimento local.
1º Festival Mestre J. Borges, xilogravurista e cordelista, será realizado em Bezerros - Renato Luiz - Produtor Cultural.
Programação
A programação, que se estende por quatro dias, inclui a data de nascimento do mestre, 20 de dezembro, como ponto alto das homenagens.
Durante o evento, o público poderá conferir shows artísticos com artistas locais e regionais, exposições, oficinas culturais, feira de artesanato, concursos de xilogravura e cordel, visitas guiadas, lançamento de livro e inauguração de museu, entre outras atividades.
A população bezerrense, turistas e visitantes terão à disposição sete polos com programação cultural e espaços dedicados à trajetória e obra de J. Borges, proporcionando uma verdadeira imersão no universo de um dos maiores nomes da cultura popular brasileira.
Além de preservar e valorizar o patrimônio cultural de Bezerros, de Pernambuco e do Brasil, o festival se propõe a ser um espaço de aprendizado, troca de conhecimentos e vivência cultural, especialmente para os admiradores da xilogravura, do cordel e da poesia do mestre, que segue inspirando novas gerações.
Inclusão, acessibilidade, sustentabilidade, desenvolvimento econômico, empreendedorismo e conectividade cultural são pilares do evento. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público, estimulando a participação de pessoas de todas as idades, origens e perfis.
Os polos terão fácil localização e acesso, e todo o material produzido durante o evento será disponibilizado on-line, nas redes sociais oficiais e em veículos de imprensa parceiros.
Mestre J. Borges
José Francisco Borges, o consagrado Mestre J. Borges, nasceu na zona rural de Bezerros em 20 de dezembro de 1935. Xilogravurista, cordelista e poeta, deixou um legado que marcou a cultura popular brasileira.
Ao longo da vida, recebeu centenas de prêmios e foi reconhecido como patrimônio cultural de Pernambuco. O escritor Ariano Suassuna, um de seus grandes amigos, o considerava “o melhor gravador popular do Nordeste”.
Mestre J. Borges faleceu em 26 de julho de 2024, deixando uma herança artística e afetiva que segue viva nas gerações atuais. Acompanhe todas as novidades no Instagram oficial.