A inovação é fator primordial para o crescimento contínuo de qualquer negócio. Mas sua implementação não é tão simples como parece, para que a inovação seja um pilar de transformação e crescimento empresarial é necessário, por muitas vezes, mudar toda uma cultura organizacional assim como a forma como os processos são feitos.
Para que a mudança seja de fato eficiente e gere resultados, é preciso ter cautela, paciência e um boa estratégia elaborada, para que essas ações de mudanças não gerem grandes transtornos a empresa e aqueles que a cercam (colaboradores, fornecedores, clientes, investidores e entre outros cargos).
Em um cenário onde a competitividade está cada vez mais sem fronteiras, a inovação inserida a cultura organizacional se torna fundamental para a sobrevivência e crescimento de qualquer empresa que queira se destacar de forma global.
..
Cultura e inovação
Em toda empresa existem valores, atitudes, normas e princípios (estruturadas ou não) que devem ser seguidas e são aplicadas em todas as suas camadas.
Isso tem influência direta na forma como a líderes empresariais organizam e executam suas estratégias e ação, assim como a forma de agir dos colaboradores. A isso chamamos de cultura corporativa.
Mas quando falamos em inovação nas organizações, muitas pessoas associam que esse modelo está ligado exclusivamente a startups e grandes empresas de tecnologia e que seu objetivo se limita em desenvolver novas soluções tecnológicas.
..
Inovação não diz respeito apenas a um novo produto que entraria no mercado. A inovação pode ocorrer em processos e abordagens ao mercadoDavid Schmittlen.
É preciso entender que uma estrutura de atividades pautadas pelos princípios de inovação vai além de produtos tecnológicos. A jornada de inovação nas organizações deve ser focada essencialmente nas pessoas.
A partir das percepções, conhecimentos e sentimentos das pessoas envolvidas nos processos e ações das empresas e organizações é possível identificar dores, oportunidades de melhorias, desenvolver novos negócios e explorar novas fontes de receitas. A inovação é essencial para o gerar diferenciais competitivos em um cenário cada vez mais global.
Cultura de inovação
Ao tratarmos sobre cultura de inovação nas organizações devemos pensar nas suas ações moldadas e integradas a partir da cultura corporativa que já compõe a empresa.
Alex Osterwalder afirma em seu livro, The invincible Company (2021), que é preciso criar, gerir e harmonizar as duas culturas sobre o mesmo teto, e que ambas têm um papel importante a desempenhar na jornada estratégica de qualquer empresa.
Para que a inovação seja inserida de fato à cultura organizacional é fundamental a participação das lideranças no processo.
De acordo com uma pesquisa global realizada pela Strategy& (Innovation 1000, 2020), a inovação não é tratada de forma prioritária nas grades empresas, e por muitas vezes não conta com o comprometimento das lideranças, o relatório ainda afirma que, para a inovação de fato acontecer, isso é fundamental.
A pesquisa também indica que as empresas com maior crescimento de faturamento e receita, se comparadas com seus concorrentes, são aquelas que possuem uma cultura de inovação organizacional bem estruturada e executada em todos os seus níveis.
A cultura das empresas não pode ser mais um bloqueador para que a inovação organizacional aconteça. Criar uma cultura de inovação eficiente requer empenho e dedicação de todos que fazem parte de uma corporação e necessita de comprometimento tanto das lideranças como dos demais colaboradores.
..
(...) inovação é a mudança de comportamento de agentes, em um dado contexto, como participantes de qualquer ação.Silvio Meira.
É importante destacar que para a cultura de inovação acontecer, a empresa deverá ofertar um ambiente aberto e confortável a experimentação e ao erro. As pessoas são parte da construção de uma cultura eficiente e precisam se sentir acolhidas e estimuladas a dar ideias, errar e inovar.
Conclusão
Implementar uma cultura de inovação institucional, não é tarefa fácil e requer a participação de todos, mas é parte fundamental para o desenvolvimento da empresa.
É importante reforçar que a instituição que promove a inovação em sua cultura é uma empresa que foca na criatividade, estimula a aprendizagem contínua, incentiva e reconhece ideias vindas de todos os colaboradores.
Promover e insimular uma cultura de inovação atrelada a cultura organizacional aumenta o engajamento entre os colaboradores, estimula novas ideias de soluções e potencializa resultados.
E na sua empresa, existe uma cultura de inovação?
*Arthur Silva é Consultor de Inovação do Grupo JCPM
Comentários