Fim?

GOOGLE vai acabar? Em dois anos Google pode ser substituído por Chatbot com IA, diz criador do Gmail

O ChatGPT, que foi lançado na semana passada, consegue fazer quase tudo

Nathália Macêdo
Nathália Macêdo
Publicado em 12/12/2022 às 18:31 | Atualizado em 12/12/2022 às 20:22
REUTERS/Hannah Mckay/Direitos Reservados
O Marco Civil da Internet estabeleceu a proteção à privacidade e aos dados pessoais como princípios do uso da web no país - FOTO: REUTERS/Hannah Mckay/Direitos Reservados
Leitura:

O criador do Gmail, Paul Buchheit, disse que um chatbot da OpenAI tem a pretensão de substituir o Google em um futuro muito próximo.

.

Para Paul, a IA (inteligência artificial) vai interferir nos negócios da empresa em um ou dois anos.

Chatbot

O ChatGPT, que foi lançado na semana passada, consegue fazer quase tudo. A IA pode realizar buscas avançadas, escrever códigos de programação, reorganizar sua casa e até mesmo simular conversas com outros robôs.

Segundo o Yahoo!finanças, o maior destaque do ChatGPT é mostrar resultados mais precisos que os mecanismos de busca atuais, como o Google.

Financeiro

No seu Twitter, Paul Buchheit disse que a ameaça é real e que o Google vai perder muito dinheiro com isso.

"O Google pode estar apenas um ou dois anos da disrupção total. A IA eliminará a página de resultados do mecanismo de pesquisa, que é onde eles ganham a maior parte de seu dinheiro", disse Paul.

"Mesmo que eles atualizem a IA, não poderão implantá-la totalmente sem destruir a parte mais valiosa de seus negócios", completou.

Como ele funciona?

O ChatGPT não tem o intuito de redirecionar a pessoa para um site com respostas, como faz o Google, ele daria a resposta direta para as dúvidas.

"O antigo back-end do mecanismo de pesquisa será usado pela IA para coletar informações e links relevantes, que serão resumidos para o usuário. É como pedir a um pesquisador humano profissional para fazer o trabalho, exceto que a IA fará instantaneamente o que levaria muitos minutos para um ser humano", revelou Paul.

Problemas

Ainda de acordo com o Yahoo!finanças, o ChatGPT apresenta muitas falhas. Um exemplo disso foi quando ele foi questionado sobre sua opinião sobre os humanos, a IA disse que todos são egoístas e merecem ser exterminados.

Inteligência artificial

O ChatGPT já é popular nas redes, até o bilionário dono do Twitter, Elon Musk, falou sobre a IA.

"ChatGPT é assustadoramente bom. Não estamos longe de uma IA perigosamente forte", disse Elon.