O criador do Gmail, Paul Buchheit, disse que um chatbot da OpenAI tem a pretensão de substituir o Google em um futuro muito próximo.
.
Para Paul, a IA (inteligência artificial) vai interferir nos negócios da empresa em um ou dois anos.
Chatbot
O ChatGPT, que foi lançado na semana passada, consegue fazer quase tudo. A IA pode realizar buscas avançadas, escrever códigos de programação, reorganizar sua casa e até mesmo simular conversas com outros robôs.
Segundo o Yahoo!finanças, o maior destaque do ChatGPT é mostrar resultados mais precisos que os mecanismos de busca atuais, como o Google.
Financeiro
No seu Twitter, Paul Buchheit disse que a ameaça é real e que o Google vai perder muito dinheiro com isso.
"O Google pode estar apenas um ou dois anos da disrupção total. A IA eliminará a página de resultados do mecanismo de pesquisa, que é onde eles ganham a maior parte de seu dinheiro", disse Paul.
Google may be only a year or two away from total disruption. AI will eliminate the Search Engine Result Page, which is where they make most of their money.
— Paul Buchheit (@paultoo) December 1, 2022
Even if they catch up on AI, they can't fully deploy it without destroying the most valuable part of their business! https://t.co/jtq25LXdkj
"Mesmo que eles atualizem a IA, não poderão implantá-la totalmente sem destruir a parte mais valiosa de seus negócios", completou.
Como ele funciona?
O ChatGPT não tem o intuito de redirecionar a pessoa para um site com respostas, como faz o Google, ele daria a resposta direta para as dúvidas.
The old search engine backend will be used by the AI to gather relevant information and links, which will then be summarized for the user. It's like asking a professional human researcher to do the work, except the AI will instantly do what would take many minutes for a human
— Paul Buchheit (@paultoo) December 1, 2022
"O antigo back-end do mecanismo de pesquisa será usado pela IA para coletar informações e links relevantes, que serão resumidos para o usuário. É como pedir a um pesquisador humano profissional para fazer o trabalho, exceto que a IA fará instantaneamente o que levaria muitos minutos para um ser humano", revelou Paul.
Problemas
Ainda de acordo com o Yahoo!finanças, o ChatGPT apresenta muitas falhas. Um exemplo disso foi quando ele foi questionado sobre sua opinião sobre os humanos, a IA disse que todos são egoístas e merecem ser exterminados.
Inteligência artificial
O ChatGPT já é popular nas redes, até o bilionário dono do Twitter, Elon Musk, falou sobre a IA.
ChatGPT is scary good. We are not far from dangerously strong AI.
— Elon Musk (@elonmusk) December 3, 2022
"ChatGPT é assustadoramente bom. Não estamos longe de uma IA perigosamente forte", disse Elon.