Saúde

Cachorro de paciente com coronavírus testa positivo para doença

Paciente é de Hong Kong, na China

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 28/02/2020 às 12:17
Dela de La Rey/AFP
FOTO: Dela de La Rey/AFP

O cachorro de uma paciente diagnosticada com o novo coronavírus em Hong Kong testou positivo para "baixo nível" da doença, de acordo com o relatório que foi divulgado pelo governo do território autônomo do sudeste da China na última sexta-feira (21).

Segundo a declaração do Departamento de Agricultura e Pesca, o animal testou "fraco positivo" [tradução livre] para o coronavírus. Novos testes serão realizados para confirmar se o cachorro realmente está infectado com a doença.

Um estudo publicado no Journal of Medical Virology relaciona que o surto de coronavírus, tem relação com o consumo de morcego e carne de cobra. Pesquisadores da Universidade de Agricultura do sul da China identificaram o mamífero pangolim como um possível "hospedeiro intermediário" que pode ter facilitado a transmissão do vírus.

O departamento agrícola de Hong Kong disse que não há evidências de que animais de estimação possam ser infectados ou que possam infectar as pessoas.

O que é coronavírus

Segundo informações do Ministério da Saúde, os Coronavírus são uma grande família viral que causam infecções respiratórias em seres humanos e também em animais. Nos humanos, os vírus provocam doença respiratória no trato respiratório superior. 

O vírus causa, geralmente, infecções leves ou moderadas do trato respiratório superior, com curta duração. Os sintomas podem incluir febre, dor de garganta e coriza.